Romaria Diocesana recebe registro de Patrimônio Imaterial
Publicada em 30/03/2016 às 15:43O secretário de Cultura, Tércio Marinho, entregou a placa em homenagem ao registro que reconhece a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí como Patrimônio Imaterial da cidade, na noite dessa terça-feira (29), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Junto à ação, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) também entregou o certificado de reconhecimento.
LEIA TAMBÉM
Sexta no Centro volta para agenda cultural em abril
‘Camerata AMA’ leva concerto beneficente ao Polytheama
Sinfônica do Estado abre Concertos Astra-Finamax no Poly
‘Vitrine da Dança’ abre inscrições para seleção de espetáculos
O Compac aprovou o registro em reunião extraordinária de 19 de janeiro de 2016, ao reconhecer a romaria como uma manifestação de fé religiosa organizada de forma autônoma com apelo emocional, marcada pelo encontro de gerações e resgate de uma determinada cultura caipira, que traz para a cidade fiéis para expressarem sua fé católica.
Os romeiros de Jundiaí fazem sua peregrinação desde 1914, quando alguns homens foram para Bom Jesus de Pirapora pedir paz ao mundo durante a Primeira Guerra Mundial. “Estamos satisfeitos com o trabalho feito na política de valorização do patrimônio cultural no Governo Pedro Bigardi e reconhecer a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí, dando-lhe salvaguarda, é valorizar a cultura popular”, destaca o secretário de Cultura.
Como representante da Romaria, o diretor Geraldo Vendrame agradeceu a Prefeitura pelo reconhecimento. “São milhares de famílias que professam a sua fé anualmente por meio da cultura caipira e esse registro valoriza uma tradição que une pessoas por meio da crença de um mundo melhor pedindo e agradecendo ao Bom Jesus”, disse.
Durante o evento, os presentes assistiram a trechos do documentário “Romaria: centenário de fé”, lançado em 2014 em decorrência do centenário da romaria, com o apoio da Secretaria de Cultura.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original