Fórum de sexualidade na adolescência lança novo olhar sobre tema

Publicada em 31/03/2016 às 17:39

O Fórum Intersetorial sobre Sexualidade na Adolescência, promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), nesta quinta-feira (31), na Unip, abriu espaço para adolescentes e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social debaterem sobre o assunto em toda sua pluralidade.

Segundo o presidente do CMDCA, Rodrigo Pierobom Rodrigues, o tema foi apontado na última Conferência Municipal da Criança e do Adolescente e no Plano Municipal da Infância e Adolescente. “Este fórum tem um olhar mais abrangente sobre o tema, não foca apenas a gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, mas busca sensibilizar os profissionais que atuam com os adolescentes nesta área, para que os jovens se sintam à vontade para conversar e tirar suas dúvidas, sem pré-julgamentos e moralismo.”

LEIA TAMBÉM
Semads promove capacitação para ‘Família Acolhedora’
‘Tocar & Encantar’ leva cursos gratuitos ao Santa Gertrudes
Centro Pop realiza bate-papo com moradores em situação de rua

Para Narrinam Camargo, proposta do fórum é compartilhar informações e dificuldades sobre o tema

Para Narrinam Camargo, proposta do fórum é compartilhar informações e dificuldades sobre o tema

O diretor de Proteção Social Básica da Semads, Denilson Ricardo André, destacou a importância de se discutir o tema. “O fórum trata de uma realidade na vida dos adolescentes, ainda carregada de tabu, que precisa ser debatida sem preconceito. E a participação dos jovens no fórum mostra a relevância do tema.”

Parceria: Rodrigo, da CMDCA, com o diretor Denilson e coordenador Luiz Guilherme, da Semads

Parceria: Rodrigo, da CMDCA, com o diretor Denilson e coordenador Luiz Guilherme, da Semads

A Coordenadoria da Juventude também marcou presença no evento, com a participação de Narrinam Camargo, vice-presidente do CMDCA. “A proposta do fórum é compartilhar informações e as dificuldades em relação à sexualidade na adolescência, discutir o que temos hoje no atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social, e o que os jovens esperam do serviço público.”

Para o estudante Pedro Gabriel de Almeida Prado, de 15 anos, o debate sobre o tema é positivo. “Por experiência própria, não temos muita voz quando o assunto é sexualidade na adolescência. Este debate é importante pra gente, pois é um momento que podemos falar e aprender”, afirmou.

O fórum contou com as mesas-redondas “Desmitificando a sexualidade na adolescência: A necessidade de um atendimento diferenciado para fortalecimento de vínculos”, com profissionais das secretarias de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Diretoria de Ensino; e “Desenrola: O que o jovem quer mesmo saber?”, com a representantes ONG Aliados, Coordenadoria da Juventude e a frente feminista ‘Quem calou Petronilha’, além de rodada de perguntas e respostas e exibição de minidocumentário produzido pela Coordenadoria da Juventude.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/31/forum-sobre-sexualidade-na-adolescencia-lanca-novo-olhar-sobre-o-tema/