Com a ajuda do ‘Sorriso’, alunos aprendem guarda responsável
Publicada em 18/04/2016 às 16:26De forma descontraída e com a presença do mascote da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) – o cãozinho Sorriso -, mais de 200 alunos da escola municipal Professora Judith Almeida Curado Arruda, no bairro Cidade Nova 1, aprenderam, nesta segunda-feira (18), a importância da guarda responsável dos animais. A ação é uma parceria da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio da Cobema, com a Secretaria de Educação.
LEIA TAMBÉM
Cobema amplia campanha de posse responsável a escolas
Conselho de Segurança Alimentar recebe inscrições até sábado (30)
Centro de Educação de Jovens e Adultos abre programação de aniversário
Além de tomarem conhecimento sobre os problemas causados pelo abandono dos animais, as crianças foram informadas sobre a necessidade de vacinar, castrar, cuidar da saúde e tratar com respeito os ‘pets’. Junto com o ‘Sorriso’, um cachorro de pelúcia também ajudou os alunos a aprenderem, na prática, algumas lições.
“Aqui no bairro tem muitos cachorros soltos na rua e precisamos ajudá-los. Estou recebendo várias dicas para cuidar desses animais e do que eu tenho em casa”, disse a estudante Giovanna Gárcia, de 9 anos.
Segundo a veterinária da Cobema, Carolina Ballarini Zetun, a ideia é levar o projeto para todas as Emebs de Educação Infantil 2 e Ensino Fundamental. “Vamos trabalhar com alunos de 4 a 10 anos. As próprias escolas começaram a nos procurar, devido ao abandono em algumas regiões. Queremos reduzir esse problema e os maltratos, e fazer com que a informação chegue aos adultos por meio das crianças. Com essa dinâmica diferente para abordar a questão, também desenvolvemos nos alunos o lado afetivo tanto com os animais, como com os colegas”, destacou.
A coordenadora do Núcleo de Educação Socioambiental da Secretaria de Educação, Telma Regina de Lima, lembrou que o trabalho também foi estendido aos professores. “Os educadores igualmente receberam formação para que toda a escola se envolva com a questão. As unidades ainda estão recebendo uma cartilha e estão sendo disponibilizados jogos para darem continuidade ao projeto dentro da sala de aula.”
Em breve, um gibi vai ser distribuído no município e os alunos que participaram da aula especial vão ganhar a carteirinha de guardiões mirins dos animais.
Roberta de Sá
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original