Secretário apresenta trabalho de gestão de resíduos para bispo

Publicada em 18/04/2016 às 13:33

Por conta do tema da Campanha da Fraternidade de 2016, ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, apresentou, na manhã desta segunda-feira (18), ao bispo Dom Vicente Costa, todo o trabalho de gestão de resíduos sólidos desenvolvido em Jundiaí.

LEIA TAMBÉM

Isenção de taxa de lixo para grandes geradores vai até sábado (30)

Secretário falou de ações desenvolvidas no município

Secretário falou de ações desenvolvidas no município

A Igreja Católica trabalha o direito ao saneamento básico para todas as pessoas. “A questão abordada pela Campanha passa pelo trabalho na secretaria e leva os fiéis a refletirem sobre o descarte correto dos resíduos, cuidados com a água e o meio ambiente. Por isso, viemos propor ações para despertar a conscientização da população”, comentou.

Aguinaldo destacou que ocorreram recentes parcerias importantes com a Igreja. Uma delas foi a palestra ‘Tratamento de Resíduos Sólidos”, na Paróquia São José, no Almerinda Chaves. O evento marcou a abertura do 1º Encontro do Conselho Regional da Ação Evangelizadora (Crae). Cerca de 35 pessoas, entre padres, diáconos e representantes das pastorais participaram.

Outra ação da pasta foi um mutirão de limpeza em parceria com o Grupo Jovens Com Cristo, do bairro Ivoturucaia, no sábado (2), na ação “Bairro Limpo”. Mais de 18 toneladas de trecos e 75 toneladas de entulho foram removidas durante o trabalho. Cerca de 50 pessoas participaram.

O secretário convidou o bispo para conhecer o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) e a Estação de Tratamento de Esgoto. “A questão em Jundiaí é bem trabalhada e fundamentada e está dentro da temática da Campanha da Fraternidade”, comentou o bispo, que em breve deve fazer a visita.

Visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos será agendada

Visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos será agendada

Na ocasião, o secretário aproveitou para entregar o livro “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos – Transferência de experiências entre a Alemanha e o Brasil”, que escreveu em parceria com Klaus Fricke, Christiane Pereira e Marius Bagnati.

A reunião contou com a presença da coordenadora da Caritas, Maria Rosângela Moretti, do diretor jurídico da Secretaria de Serviços Públicos, Clayton Salviano e do assessor José Simões.

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/18/secretario-apresenta-trabalho-de-gestao-de-residuos-para-bispo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original