Vacinação contra gripe começa no sábado (30)
Publicada em 20/04/2016 às 15:14A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no sábado (30), em toda a rede de atenção básica da cidade. Neste dia, todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) nos bairros vão estar abertas das 8h às 17h exclusivamente para a vacinação. A campanha prossegue até o dia 20 de maio, sempre de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada unidade de saúde.
A vacinação na rede pública é dirigida para as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, consideradas com maior risco de complicações da doença: idosos (a partir de 60 anos), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes e puérperas (mulheres dentro do período de até 45 dias após o parto), além de pacientes portadores de doenças crônicas (com prescrição médica) e trabalhadores da área da saúde (mediante apresentação de crachá, carteira de registro ou holerite).
LEIA TAMBÉM
Trabalho de controle da dengue é premiado
Encontro aborda ações do Programa Saúde na Escola
Jundiaí é destaque em Congresso de Secretários de Saúde do Estado
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, mais uma vez alerta para a importância da vacinação e chama a população-alvo para aderir à campanha. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo. “O objetivo da vacina é prevenir as complicações que podem ocorrer numa infecção por influenza, como a pneumonia. Essas complicações costumam ocorrer com mais frequência em crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Por isso, elas fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação”, diz, lembrando que nos últimos anos o município não atingiu a meta.
H1N1
Este ano, a incidência do vírus H1N1 em todo o País tem preocupado as autoridades sanitárias. Por isso, além da vacina, a Secretaria de Saúde alerta a população a ficar atenta aos sintomas da Influenza causada pelo vírus H1N1, que são febre alta (maior que 39 graus), dores de cabeça e musculares intensas, cansaço extremo, tosse contínua e seca, ardência nos olhos, além de calafrios frequentes.
Na presença desses sintomas é importante procurar imediatamente um serviço de saúde e não tomar medicamentos sem orientação médica, pois a automedicação pode ser prejudicial ao quadro clínico.
O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, é preciso redobrar a atenção com algumas ações no dia a dia.
Entre as principais medidas, destacam-se:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar (nesses casos cobrir a boca com lenço descartável);
- Evitar tocar o rosto, principalmente os olhos, nariz ou boca, especialmente após contato com superfícies;
- Manter os ambientes ventilados, evitando aglomeração de pessoas;
- Evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres e toalhas;
- Ingerir alimentos ricos em vitamina C (ou na forma de pastilhas);
- Ingerir bebidas quentes como chá, café ou infusões. Bebidas quentes depositam o vírus no estômago, onde ele não sobrevive em função do PH local;
- Fazer gargarejos com água morna e sal. Essa é uma medida simples e muito eficaz, visto que o vírus não resiste à água morna contendo sais. A mistura também pode ser utilizada na higienização das narinas.
Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
24/10/2024
Nota oficial: ampliação de postos de vacinação contra a dengue
-
22/08/2024
Covid-19: vacinação para crianças deve ser agendada
Baixe as fotos desta notícia na resolução original