1º Fórum de Segurança vai ter especialista em guerra cibernética

Publicada em 27/04/2016 às 18:15

A tecnologia a serviço da segurança pública, a apresentação de conceitos avançados em pesquisa e ações desenvolvidas no mundo inteiro. Só por essa linha de explanação, o tema já desponta como atrativo.

Agora, se o debate receber ingredientes como guerra cibernética, comando e controle, segurança de redes de computadores e análise de malware, cujo significado é um software usado para se infiltrar em computadores de forma ilícita com o propósito de provocar danos ou roubos de informações confidenciais ou não, a curiosidade de estudiosos e leigos é aguçada ainda mais.

LEIA TAMBÉM
Terminais ganham estrutura que reforça segurança
GGIM acompanha delegado da PF em visita ao aeroporto Rolim
General de missões da ONU faz palestra no 1º Fórum de Segurança

Coronel Rogério Winter (o primeiro à direita) ministra palestra no Fórum de Segurança em Jundiaí

Coronel Rogério Winter (o primeiro à direita) ministra palestra no Fórum de Segurança em Jundiaí

Por isso que toda a complexidade que envolve o assunto sinaliza por antecipação como um dos pontos de discussão mais importantes durante o 1º Fórum de Segurança Pública e Cidadania, no dia 8 de junho na Universidade Paulista (Unip). O evento, inédito na cidade, é promovido pela Prefeitura por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Para revelar detalhes sobre estudos e materialização de um conflito que vai além do novo milênio, o coronel do Exército Rogério Winter vai ser um dos palestrantes do Fórum. O militar apresenta sua extensa experiência a partir das 14h como parte do Painel 2, Tecnologia e Inteligência.

“Cada vez mais forças de segurança do mundo avançam em estudos, pesquisas e ações ligadas à internet por conta da evolução de ataques virtuais em todas as categorias de crime. Pouca gente sabe sobre este trabalho e o Fórum em Jundiaí vai ser uma oportunidade para que eu detalhe o assunto”, comenta o coronel.

Winter é um dos nomes de notoriedade sobre o assunto no Brasil. Oficial de Ligação do Exército, o coronel faz parte do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Graduado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o oficial tem em seu currículo curso de Oficial de Comunicações do Exército Brasileiro pela Academia Militar das Agulhas Negras (1991).

O coronel possui também pós-graduação em Redes de Computadores e Internet pela Universidade Veiga de Almeida (1998), mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1998) e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010).

O coronel é um dos brasileiros responsáveis pelo lançamento do livro “Apoc@lypse: The end of antivírus”, que se baseia na pesquisa feita por meio de testes em sistemas de antivírus produzidos por 150 fabricantes e que apresentaram vulnerabilidade.

“Para nós, organizadores do Fórum, ter uma pessoa com a experiência e conhecimento coronel Winter é motivo de orgulho. Vai ser uma oportunidade única para que os participantes conheçam o que temos de mais avançado dentro da tecnologia”, ressalta o coordenador do GGIM, José Carlos Pires.

Ivan Lopes
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/27/especialista-em-guerra-cibernetica-confirma-presenca-no-1o-forum-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original