Prefeitura devolve ‘Escadão’ revitalizado à população

Publicada em 14/05/2016 às 21:14

Mais um espaço público resgatado e devolvido à população. Após anos de abandono, a Esplanada do Monte Castelo, conhecida como Escadão, foi reinaugurada neste sábado (14) pelo prefeito, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, e da filha Patrícia.

CONFIRA AS FOTOS

A partir de projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o espaço de 3,4 mil m² foi totalmente reformado, sem custos ao orçamento municipal, por meio de contrapartida da empresa MPD, dentro dos processos de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Com a reforma, o local ganhou acessibilidade total e se transformou em mais um espaço de convívio para a população. Mirantes, mini-praças com mobiliário urbano, iluminação e paisagismo compõem a revitalização.

LEIA TAMBÉM
Novo Escadão conta com avanços urbanísticos
Atrações culturais marcam reabertura do Escadão

No discurso de inauguração, o prefeito citou a importância de revitalizar o Centro

No discurso de inauguração, o prefeito citou a importância de revitalizar o Centro

Durante a reinauguração, o prefeito ressaltou três aspectos que sintetizam a reabertura do Escadão, que são o cuidado com o patrimônio histórico e cultural, a ocupação dos espaços públicos pelas pessoas e a importância de projetar a cidade para o futuro. “Todo governo tem de pensar e preservar sua história e neste local tem muita história para ser contada. Portanto, é um patrimônio que precisa ser preservado e o que se vê aqui é uma preservação plena, assim como foi feito com a Ponte Torta. Em segundo, é preciso ocupar estes espaços públicos com pessoas, assim como na Praça do Vianelo, no Sexta no Centro e vários outros locais revitalizados voltados ao convívio das pessoas. E, por último, é preciso projetar a cidade para o futuro e é o que estamos fazendo por meio de grandes obras como o BRT (trânsito rápido por ônibus), as alças da Anhanguera nas entradas da cidade, o Parque Tecnológico, o moderno sistema de tratamento de lixo em parceria com a Alemanha. Porém, não se tem futuro sem pessoas e respeito mútuo”, frisou.

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, destacou o resgate dos espaços públicos e da importância dada ao patrimônio histórico por esta administração.

“Muitas pessoas aqui hoje rememoram histórias de vida e do passado, o que mostra a importância do resgate destes espaços para a cidade. É um trabalho que vem sendo feito desde 2013, com a Sexta no Centro, o Urbanismo Caminhável, a nova programação do Teatro Polytheama, a recuperação da Ponte Torta e da Esplanada Monte Castelo. São várias ações em tão pouco tempo que estão resgatando o Centro Histórico. É um prazer fazer parte deste governo que ajuda transformar a cidade para todas as pessoas.”

Para o vereador Gerson Sartori, que representou a Câmara Municipal, a entrega do novo Escadão representa um marco para Jundiaí. “Como vereador e jundiaiense, é uma satisfação ver um espaço lindo como este sendo entregue à população, valorizando ainda mais o Centro e a Câmara Municipal.”

O vice-presidente da construtora MPD, Mauro Santi, falou da satisfação de participar do projeto, juntamente com a Prefeitura. “É gratificante recuperar esta área e entregar à população. O espaço ficou muito bonito. Foi um projeto que deu muito trabalho, mas valeu a pena.”

O público que compareceu à reinauguração aprovou o novo espaço. O casal Cláudio Massotti, de 68 anos, e Odete Lopes Massotti, de 65, mora na Ponte São João e foi especialmente para prestigiar a reinauguração da Esplanada Monte Castelo. “Há 40 anos, o Escadão era muito bom, mas depois ficou completamente abandonado. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. É uma maravilha ver este espaço todo revitalizado. Viemos ver como ficou e constatamos que mudou para muito melhor”, afirmou Cláudio.

O prefeito Pedro Bigardi ao lado da mulher Margarete e da filha Patrícia na chegada ao Escadão

O prefeito ao lado da mulher Margarete e da filha Patrícia na chegada ao Escadão

Diferencial
O grande diferencial da reforma é a acessibilidade universal permitida pelas rampas que ligam a parte baixa, na rua Vigário J.J. Rodrigues, com a parte alta, na rua Barão de Jundiaí, em inclinação máxima de sete graus.

Por rampas ou degraus, os diversos níveis da Esplanada receberam mirantes, bancos e pequenos postes com fotos antigas impressas em cerâmica, como usados na vizinha Ponte Torta, formando um circuito com a Argos e com o corredor cultural da rua Barão.

Os diversos volumes surgidos entre rampas e escadarias, além de mudarem a percepção do morro, que chega a ter 15 metros de diferença entre seus extremos, também oferecem uma boa experiência para os visitantes.

Até mesmo as luminárias instaladas no local, que de determinados ângulos lembram capacetes, dialogam com a origem do local, urbanizado como Esplanada Monte Castelo nos anos 40 em homenagem aos soldados jundiaienses que lutaram na 2ª Guerra Mundial.

Com seus 120 degraus, o Escadão tem origem no ano de 1927. Posteriormente, na década de 1940, o chamado “Morro do Grupo” recebeu a urbanização que homenageou os soldados jundiaienses que lutaram na 2ª Guerra Mundial (incluindo o obelisco atualmente como parte da escola estadual).

Revitalização do Centro
A reforma da Esplanada do Monte Castelo é mais uma intervenção da Prefeitura de Jundiaí prevista no programa de Revitalização do Centro. Desde 2013 foram implementadas a reforma de parte da antiga Fratellanza Italiana (Casa de Saúde) para o PA Central 24 Horas, a reforma nas praças Dom Pedro II, São Bento e Antonio Frederico Ozanan, a criação do programa Sexta no Centro, a nova iluminação nas praças Governador Pedro de Toledo e Marechal Floriano Peixoto e a reforma do prédio da praça dos Andradas, do Centro das Artes, entre outras.

Também foram implementados o projeto-piloto Urbanismo Caminhável e o trabalho participativo de restauro, como monumento à memória da cidade, da Ponte Torta.

Novo Escadão: olhar o futuro com respeito ao passado

Novo Escadão: olhar o futuro com respeito ao passado

Participaram da reabertura do Escadão os vereadores José Adair de Souza, José Ferreira Dias, Rafael Purgato e Nelson Crepaldi; os secretários de Cultura, Jean Camoleze; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira; de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite; de Administração e Gestão, Denis Crupe; de Negócios Jurídicos, Edson Aparecido da Rocha; de Educação, José Renato Polli; de Saúde, Luis Carlos Casarin; de Gestão de Pessoas, Mari Fornari Marinho; de Transportes, Wilson Folgozi; de Assistência e Desenvolvimeto Social (Semads), Giany Póvoa; o diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Gilberto Novaes; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires; do comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; o superintendente da TVE Jundiaí, Thiago Godinho; o assessor especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; e os titulares das coordenadorias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcebíades do Nascimento da Silva Júnior; do Idoso, Claudia Sartori; e da Juventude, Narrinam Camargo Lima.

Viviane Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/14/prefeitura-devolve-escadao-revitalizado-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original