Prefeitura inaugura inédito multiuso com CEU das Artes

Publicada em 28/05/2016 às 18:09

Com uma programação inicial de 12 horas de atividades, a Prefeitura inaugurou, neste sábado (28), o inédito complexo multiuso do Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes, no bairro Vista Alegre, na região do Parque Cecap, com uma integração entre praça, quadra esportiva coberta, biblioteca, teatro, pista de skate, centro de assistência social, parque infantil, espaço de exercícios físicos e sala de inclusão digital.

CONFIRA AS FOTOS

Além do desenho multiuso, o CEU das Artes implementa também o modelo de gestão compartilhada, contando no seu conselho com representantes dos diversos setores públicos envolvidos e da própria comunidade local.

LEIA TAMBÉM
CEU das Artes tem pista melhorada com proposta de morador
Trançando Arte Brasil tem sétima edição com entrada gratuita
Inscrições para novos conselheiros do Compac começam na segunda (30)

Muitos moradores prestigiaram a abertura do inédito espaço multiuso

Muitos moradores prestigiaram a abertura do inédito espaço multiuso

A iniciativa reforça a característica atual da Prefeitura, unindo uma das fases de maior número de investimentos públicos da história da cidade com um olhar social, que não fica concentrado em apenas alguns bairros ou grupos sociais, mas implementados para todas as regiões e classes sociais.

“Antes esse terreno era apenas uma área de descarte de entulho. Foi uma luta de muitos anos e com muita gente envolvida”, lembra Valdir Lira, integrante da rede socioassistencial local e que participa do novo conselho de gestão compartilhada.

O endereço do novo complexo é rua Cabo Edivaldo Quirilo Santana, esquina com rua Diácono Sebastião Cegobias Filho, e tem quatro pontos de ônibus vizinhos da linha Vista Alegre, que passa pelo Terminal Cecap.

Autoridades fizeram inauguração oficial: gestão compartilhada com comunidade

Autoridades fizeram inauguração oficial: gestão compartilhada com comunidade

Investimento
O novo CEU das Artes teve investimento total de R$ 2,5 milhões, somando recursos federais e contrapartida municipal. A área total é de 6,5 mil metros quadrados, com mil metros quadrados de área construída. O resultado é um complexo multiuso cheio de surpresas, como livros em braille ou em áudio para a segunda unidade da Biblioteca Municipal Nelson Foot, que começa a ser instalada ali e aceita inclusive doações.

“Conheço essa região e historicamente muitos moradores enfrentam problemas sociais. Estou orgulhoso como jundiaiense de termos superado todas as etapas para concluir esse objetivo. Além de investir, é importante buscar a humanização da cidade”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, lembrando que também outros locais foram revitalizados na região, como no caso do Parque do Moradas das Vinhas.

A inauguração contou com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, o vice-prefeito Durval Orlato, os secretários: de Cultura, Jean Camoleze; de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Giany Póvoa; de Esportes e Lazer, João Maffia; de Educação, José Renato Polli; de Negócios Jurídicos, Edson Rocha; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; de Serviços Públicos em exercício, Lucas Rodrigues; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM),  José Carlos Pires; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; o superintendente da TVE Jundiaí, Thiago Godinho; o assessor para as Coordenadorias, Vanderlei Victorino; e outros.

Inauguração foi marcada pela diversidade de atividades

Inauguração foi marcada pela diversidade de atividades

Para o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo, o resultado é o ponto culminante de discussões iniciadas há quatro anos nas ruas do bairro e depois continuadas com a equipe da Prefeitura. “Muitos não acreditaram e realmente demorou para vencermos, inclusive com apoio dos vereadores nos projetos e leis, as etapas necessárias, mas isso é uma conquista e a comunidade deve cuidar como sua”, afirmou. Também estiveram presentes outros vereadores como Gerson Sartori, Eliezer Barbosa da Silva e Marilena Negro.

Diversidade
Além dos espaços, o CEU das Artes também foi marcado pela diversidade de atividades em sua inauguração. Ao lado de paredes grafitadas passavam crianças, famílias inteiras, praticantes em roupas de capoeira ou kendô, músicos, esportistas, adolescentes, aficionados das “low bikes” e funcionários que vão trabalhar todos os dias nas variadas funções do complexo.

Alguns visitantes chegaram a comparar essa variedade com a proposta usada na rede Sesc, mas desta vez dentro de um bairro popular. Um compositor local de rap, autoidentificado como MC Muka, resumiu o cenário dizendo que “acho que tem muito louco/mas a loucura nos alivia nessas horas/e por isso isto foi/inaugurado agora” ao destacar que o diálogo deve continuar para fazer do local um ponto de apoio e lazer aos moradores.

O secretário de Cultura, Jean Camoleze, destacou que as redes sociais virtuais precisam compartilhar espaço com relações reais de convívio. E a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Giany Póvoa, destacou que o espaço é algo totalmente novo e que a comunidade pode se inspirar na contadora de histórias Joyce Surian, que abriu o evento com o conto “do pouco se fez muito”.

Pista foi melhorada com proposta de morador

Pista foi melhorada com proposta de morador

Além de espaços de lazer, como os parques no Jardim Copacabana ou no Jardim do Lago, a Prefeitura tem investido na recuperação de praças e espaços de convívio, abriu mais de 3 mil vagas novas em creches, promoveu a regularização fundiária esperada há décadas, ampliou as novas moradias populares (como as 1,5 mil no Novo Horizonte, São Camilo e Vila Ana), investiu no transporte coletivo (novos veículos, Bilhete Único, tarifa periódica de R$ 1 aos domingos, projeto do BRT) e, em alguns casos, como no vetor oeste, com escolas e creches novas, ampliação de unidades de saúde e finalização da primeira de quatro UPAs 24 Horas em andamento na cidade. E o CEU das Artes é mais um passo para a cidade.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/28/prefeitura-inaugura-inedito-multiuso-com-ceu-das-artes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original