Filmes marcam etapa da Semana do Meio Ambiente 2016
Publicada em 08/06/2016 às 15:52Com dois vídeos especiais de curta duração sobre o atual debate ambiental, a Prefeitura de Jundiaí continuou o programa da Semana do Meio Ambiente 2016 em uma sessão especial nesta quarta-feira (8) sobre o tema da série semanal “Curta no Paço”, oferecida aos servidores municipais no intervalo de almoço. O evento continua com novas atividades a partir desta quinta-feira (9).
O primeiro vídeo (“Man”), com 3m36s, foi produzido por Steve Cutts em uma animação épica e tragicômica sobre a história humana e também de destruição do meio ambiente até um final irônico.
O segundo vídeo (“A Maior Flor do Mundo”), com 9m48s, foi produzido em animação por Juan Pablo Etcheverry a partir de um conto de José Saramago onde adultos são convidados a entender de verdade aquilo que ensinam para as crianças sobre meio ambiente.
LEIA TAMBÉM
Biblioteca recebe espetáculo cênico musical nesta quinta (9)
Mesa discute inclusão de pessoas com deficiência e meio ambiente
Coordenadoria oferece orientação psicológica gratuita a partir da quarta-feira (15)
Ambos usam linguagem universal de gestos, expressões e tons musicais marcados por trilhas sonoras eruditas com Edvard Grieg no primeiro e Emilio Aragon, interpretado pela Orquestra de Tenerife, no segundo. A escolha foi feita pela Secretaria de Gestão de Pessoas e, de acordo com Josiana Dalsan, buscou interagir com o tema da semana que chamou a atenção da comunidade também nas manifestações do clima.
Mais atrações
Nesta quinta (9) é a vez do evento aberto ao público “Bem Viver e Ecologia Profunda”, aberto a todos os interessados, das 14h às 17h, no auditório do oitavo andar do Paço Municipal. Os convidados são Mário Sakaguti, Lilian Tvardovskas e Vanessa Peres, do Instituto Ad Lúmen, e Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O evento inclui uma apresentação do Projeto de Monitoramento da Fauna da Serra do Japi.
No sábado (11) o Jardim Botânico recebe uma oficina voltada para servidores municipais sobre produção de mudas de plantas aromáticas e medicinais com o engenheiro florestal Thiago Pinto Pires.
No domingo (12), das 9h30 às 11h, também no Jardim Botânico, o evento de dança circular “Dançando Pela Terra”, aberto a todos os interessados, com orientação das focalizadoras Viviana Mola, Ozeneide Machado e Fátima Vianna. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Públicos.
No mesmo domingo (12), das 8h30 às 12h30, é o ato anual de Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim. A iniciativa é de Jornada Sub Mergulho, com apoio da DAE, Polícia Ambiental, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e outros. A concentração para a caravana vai ser às 8h, na avenida Humberto Cereser, 2.650 (em frente ao Restaurante Bistecão).
E ainda no domingo (12) ocorre a curiosa oficina sobre plantas alimentícias não convencionais, das 14h às 17h, na Sala de Múltiplo Uso 1, do Sesc Jundiaí. A ideia é mostrar plantas chamadas de daninhas nas calçadas das cidades mas que muitas delas são vegetais resistentes e de alto valor nutricional, podendo ser cultivadas em casa. Com orientação da ArboreSer e parte prática no Jardim Botânico, o evento tem parceria da Secretaria de Serviços Públicos.
No sábado (18) e domingo (19), a partir das 11h, acontece no Jardim Botânico o evento “Pedalão Solidário” com um veículo coletivo movido inteiramente pelos participantes, com 100 vagas a cada dia, promovendo uma ação solidária, sustentável e divertida. Ao longo do trajeto duas paradas convidam a um novo olhar para as áreas verdes urbanas da cidade, com o uso de brinquedos ópticos. Organizada pelo SESC Jundiaí em parceria com a Prefeitura de Jundiaí.
José Arnaldo de Oliveira
-
04/07/2024
DAE busca Inteligência Artificial para controle de perdas
-
03/07/2024
DAE abre licitação para telemetria de perdas de água
-
02/07/2024
Em agosto, novo reservatório da DAE no Jardim do Lago entra em operação
-
26/06/2024
Comitiva de Goiás busca experiência em gestão na DAE Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original