De volta à rua Cica, nova UBS da Vila Rami é inaugurada

Publicada em 13/06/2016 às 17:29

A manhã fria desta segunda-feira (13) foi especial para funcionários e usuários da unidade básica de saúde (UBS) da Vila Rami, que, a partir de agora, volta a funcionar no antigo endereço, na rua Cica. O antigo imóvel foi totalmente reformado e ampliado, uma antiga reivindicação do bairro, e nem de longe lembra o prédio onde a UBS funcionou por mais de 15 anos.

Foram cerca de dois anos de obras e investimento de R$ 1,4 milhão. A área construída da unidade passou de 150 para 560 metros quadrados, com novos consultórios, recepção e sala de espera amplas, consultório odontológico, sala de reunião para a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), entrada para ambulância, área para atendimento de urgência, sala de vacinação e de inalação, estoque de medicamentos, sala de prontuário e um espaço exclusivo para funcionários, com vestiários e copa.

LEIA MAIS
Equipe do Samu reencontra garoto após salvamento
Funcionários e usuários comemoram novo espaço da UBS
Campanha de prevenção do câncer bucal atrai população
Zoonoses e agentes de saúde vistoriam casas no Jardim Tannus

Funcionários, moradores e autoridades participaram da cerimônia

Funcionários, moradores e autoridades participaram da cerimônia

Com a entrega desta segunda-feira, já são 20 unidades de saúde reformadas e ampliadas nos últimos três anos e meio, com destaque para a reconstrução das UBSs São Camilo e Eloy Chaves, ampliação do Caxambu, Morada das Vinhas, Jardim Esplanada, reabertura da UBS Pitangueiras e inauguração da inédita Academia de Saúde do Santa Gertrudes.

“A cobertura territorial da rede básica já era boa, com 37 unidades de saúde na cidade. Por isso, nosso foco foi investir na estrutura física dos prédios, muitos em situação precária. E sempre pensando na Estratégia de Saúde da Família, com os agentes comunitário de saúde”, lembrou o prefeito Pedro Bigardi.

Durante a inauguração, o prefeito destacou o empenho e a dedicação de toda a equipe da Secretaria de Saúde, em especial dos funcionários da rede básica, aqueles que estão mais próximos da população. “Não investimos apenas nos prédios, também ampliamos o quadro de funcionários e melhoramos as condições salariais, valorizando os servidores. Pois o grande valor da saúde são os profissionais que fazem a saúde.”

Para o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, a mudança no atendimento da UBS Rami será muito significativa. “A área foi triplicada. E o tamanho da unidade é importante dentro do modelo de atendimento adotado. Além disso, o espaço oferece mais conforto para os pacientes e funcionários”, disse, destacando que a unidade tem atualmente 15 mil prontuários. “Em 2015, foram 480 mil consultas médicas somente na atenção básica e mais de 1,5 milhão de exames. É uma produção muito grande e para isso precisamos ter uma rede bem estruturada”, frisou.

Representando a presidência da Câmara, o vereador Gerson Satori também pontuou as melhorias e os avanços na rede pública de saúde e em outras áreas. “É gratificante ver as coisas acontecendo, e em prol de toda a população, em todas as regiões da cidade”, afirmou.

Novo prédio passou de 150 para 560 metros quadrados de área construída

Novo prédio passou de 150 para 560 metros quadrados de área construída

Participaram ainda da cerimônia de inauguração os vereadores Valdeci Vilar e Gustavo Martinelli; os secretários Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente), Valéria Oliveira Silveira (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Pedro Galindo (Finanças), Geany Povoa (Assistência e Desenvolvimento Social), Liráucio Tarini (Relações Institucionais), Alan Piccolo (chefe de Gabinete), Edson Aparecido da Rocha (Negócios Jurídicos) e Mary Fornari Marinho (Gestão de Pessoas); além do comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, do superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolleli, do diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, do coordenador do GGIM, José Carlos Pires, e do presidente do Iprejun, Eudes Urbano.

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/13/de-volta-a-rua-cica-nova-ubs-da-vila-rami-e-inaugurada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original