Semana do Meio Ambiente deixa legado simbólico
Publicada em 13/06/2016 às 16:49A adesão nos eventos voltados tanto ao público em geral quanto aos servidores públicos, além da qualidade e diversidade de conteúdos dos eventos, formam o principal legado da Semana do Meio Ambiente 2016, articulada pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com outras instituições.
LEIA TAMBÉM
Projeto Nascentes avança em seus trabalhos prévios
Durante o fim de semana, quase quarenta integrantes da Prefeitura de Jundiaí estiveram na oficina de mudas de plantas medicinais e aromáticas, no sábado (11) no Jardim Botânico. Essa resposta espontânea foi percebida também com a adesão de dezenas de inscritos nos diversos eventos voltados a educadores nos dias 4 e 8 de junho.
“Essa resposta mostra que toda a estrutura administrativa conta cada vez mais com servidores preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade como com a cidade”, afirmou a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, lembrando que Jundiaí destaca-se no Estado de São Paulo com o sexto lugar no ranking do Município Verde e Azul.
As atividades voltadas para o público em geral também foram marcadas pela qualidade. No domingo (12), ocorrem ato de limpeza anual do rio Jundiaí-Mirim, organizado pela escola Jornada Sub, a dança circular para a Terra no Jardim Botânico, organizada por professores especializados, e a palestra sobre plantas alimentícias não convencionais, organizado pelo Sesc Jundiaí.
“A marca deste ano foi a intersetorialidade, com a cooperação de diversos setores da administração, e a interinstitucionalidade na parceria com outros atores da comunidade. Mas um ponto diferencial pode ser visto na parte filosófica, com atividades como yoga, palestras sobre filosofias e atividades práticas”, afirma o diretor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Pilon.
Novas atividades
No sábado (18) e domingo (19) ainda vai ocorrer uma atividade adiada pelo clima no início da programação, que é o “Pedalão Solidário”, das 11h às 17h no Jardim Botânico. Com 100 vagas por dia.
A programação contou também com uma edição especial de artesanato com reciclados do programa Jundiaí Feito à Mão na feira “Arte Eco”, oficinas sobre Hortas Urbanas em Pequenos Espaços, uma conversa sobre Agricultura Orgânica, um evento da Ecologia do Ser com yoga e caminhada consciente, workshop sobre acessibilidade em unidades de conservação, oficinas de jardinagem, sessão de curtas para servidores (com “A Maior Flor do Mundo” e “Man”), palestras sobre Bem Viver e Ecologia do Ser.
Participaram a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a Secretaria de Serviços Públicos, a Secretaria de Gestão de Pessoas, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Jardim Botânico e Unidam, além do Sesc Jundiaí, Fundação Serra do Japi, Instituto Ad Lúmen, Bionathus, Umpratodos, ArboreSer, Jundiaí Orgânicos, DAE, Polícia Ambiental do Estado, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros e Jornada Sub (Naui).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução
-
04/07/2024
DAE busca Inteligência Artificial para controle de perdas
-
03/07/2024
DAE abre licitação para telemetria de perdas de água
-
03/07/2024
Sexta no Centro: Cultura prepara mais uma edição
-
02/07/2024
Em agosto, novo reservatório da DAE no Jardim do Lago entra em operação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original