Aedes aegypti: Comitê Municipal recebe especialistas do Estado
Publicada em 17/06/2016 às 18:04O Comitê Municipal para o Controle do Mosquito Aedes aegypti se reuniu na terça-feira (14) para mais uma reunião ordinária. Além dos integrantes do grupo, a reunião contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde.
A articuladora de Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), Lígia Bestetti, e o supervisor regional da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Odair Ferreira Leite, estiveram na cidade para avaliar os trabalhos neste ano para a vigilância e controle do Aedes aegypti, e em especial as atividades do comitê municipal.
LEIA TAMBÉM
Nova UBS começa a ser construída no Jardim do Lago
Mudança no pronto-socorro do São Vicente começa em agosto
Equipe de Saúde do Morada das Vinhas realiza parto na Unidade Básica de Saúde
Durante a reunião, Lígia Bestetti abordou o trabalho integrado entre os diferentes serviços municipais e os resultados positivos. Ela comentou ainda que visitou recentemente alguns municípios da região e reforçou a importância de ações conjuntas entre as cidades.
O representante da Sucen destacou a importância das ações nos chamados pontos estratégicos (ferros velhos, borracharias e outros) e imóveis especiais (escolas, igrejas, etc) e da avaliação de densidade larvária, todas atividades permanentes em Jundiaí.
O gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, apresentou a criação e ações do comitê e destacou o avanço no trabalho de integração da Zoonoses com a Atenção Básica de Saúde e demais secretarias. “Esse trabalho nos rendeu uma premiação no Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, o Cosems, neste ano”, frisou.
O representante da Secretaria Municipal de Obras, Odair Guimarães, também aproveitou a reunião para atualizar os integrantes do comitê sobre o trabalho de Obras nos imóveis em estado de abandono. Da Defesa Civil, Josefa Ariane Silva Lima destacou o olhar diferenciado para os focos e criadouros do Aedes aegypti já fazem parte do trabalho dos funcionários.
Comitê
O comitê foi criado em 2015 com o objetivo de integrar as diversas secretarias do Poder Executivo e outras instituições ligadas à saúde, como os hospitais, para intensificar as ações de combate e controle do Aedes aegypti na cidade.
Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
11/12/2024
Estudantes vencedores do concurso de vídeos Brinc@r.com são premiados no Ciempi
-
07/12/2024
Estratégias são reforçadas para enfrentamento da dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original