Jundiaí lança campanha por guarda responsável de animais

Publicada em 22/06/2016 às 15:06

A posse responsável de animais domésticos, como cães e gatos, é o alvo da campanha educativa lançada nesta quarta-feira (22) pela Prefeitura, com público-alvo nos estudantes da rede municipal de ensino e suas famílias. O lançamento foi na Emeb Judith de Almeida Curado, no bairro Cidade Nova, com a parceria entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobema).

Na fase inicial, a campanha define prioridades com escolas que tenham essa demanda em suas propostas de educação ambiental ou que estejam em regiões identificadas com a concentração de grande população desses animais.

LEIA TAMBÉM
Animais da Serra do Japi são tema de palestra no Paço
Jundiaí abre encontros sobre plano de metas regionais
Escolas municipais recebem palestra sobre prevenção ao uso de drogas
Coordenadoria de Bem-Estar Animal amplia política pública para ‘pets’ na cidade

Entrega de carteirinha marca educação sobre posse responsável de animais

Entrega de carteirinha marca educação sobre posse responsável de animais

“Aprendemos muito sobre os cuidados com esses nossos amigos”, afirmou o estudante Ryan Moraes antes de receber a cartilha e a carteirinha de Guardião Mirim dos Animais na classe da professora Laura Neville. Ele e a colega Vitória Rodrigues usavam os estetoscópios didáticos do programa e tiveram redações escolhidas para serem lidas no lançamento.

Os estudantes da 5ª D receberam as carteirinhas das mãos do coordenador da Cobema, Jonathann França Ribeiro; dos secretários: de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; e de Educação, José Renato Polli; e do prefeito Pedro Bigardi.

A carteirinha é entregue depois da intensa primeira parte do trabalho, formado pelas oficinas para educadores, diretores e coordenadores pedagógicos e de atividades com os estudantes que envolvem o “veterinário mirim”, nas quais praticam métodos como as vacinas obrigatórias em um grande cachorro – de pelúcia. Mas é o contato com o verdadeiro mascote do programa, o cachorro Sorriso, que conquista de vez os estudantes.

Depois de praticarem os princípios dos cuidados necessários para a posse responsável nos animais de sua própria casa ou de vizinhos é que recebem as carteirinhas de guardiões. A cartilha, que usa também um personagem inspirado nos abandonos da vida real, reforça o aprendizado sobre os direitos dos animais domésticos com o “check list” praticado anteriormente.

O mascote Sorriso, da Cobema, é motivo de festa para as crianças

O mascote Sorriso, da Cobema, é motivo de festa para as crianças

O método foi desenvolvido em parceria com a médica-veterinária especializada em educação Carolina Balarini Zetun, da Cobema, e pelo Núcleo de Educação Socioambiental da Secretaria de Educação.

“Temos buscado reforçar um dos elementos importantes da educação, que é o cuidado, tanto no aspecto socioambiental quanto na relação da educação com cultura, consolidando vivências que reforçam esse pertencimento ao ambiente natural e urbano”, afirma o secretário de Educação, José Renato Polli, prevendo que a parceria deve continuar buscando também ampliar a compreensão sobre animais silvestres, inclusive do entorno das escolas.

Para a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, o projeto é fundamental para enfrentar os problemas relacionados com animais domésticos. “Tivemos grandes avanços de estrutura e definição de público-alvo na Cobema, mas é preciso mirar a mudança cultural, porque essa questão interfere no tema urbano e até da conservação natural”, afirma.

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância não apenas da estruturação de um serviço definido para a questão dos animais domésticos, os “pets”, mas também de resultados de atuação conjunta e intersetorial entre as diversas pastas da administração pública, que, nesse caso, contou com Planejamento e Meio Ambiente, Educação e Comunicação Social na finalização do material.

“Esse tema, a posse responsável de animais, é como necessário na busca da qualidade de vida da cidade e tem tido avanços consideráveis”, destacou Bigardi.

A Emeb Judith de Almeida Curado, também chamada informalmente de “Judithão”, tem 680 estudantes e funciona em período integral. O diretor Adauto Parré elogiou o novo programa didático pela proposta de conscientização. “A comunidade responde bem a iniciativas inteligentes para as crianças”, observou ao lembrar que um tema anterior, de plantio de árvores, teve aproveitamento de 100% sem depredações por parte dos frequentadores da escola.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/22/jundiai-lanca-campanha-por-guarda-responsavel-de-animais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original