Praça dos Andradas vai ser entregue nesta sexta (1º)
Publicada em 27/06/2016 às 16:51A praça dos Andradas vai ser entregue com reformas nesta sexta-feira (1º) e vai ganhar reforços de gastronomia e artesanato, ao lado das atrações musicais. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, o tamanho diferenciado da praça vai contar com um grupo menor de participantes em relação ao projeto Sexta no Centro, que volta em 8 de julho, no Largo da Matriz, mas ainda assim a culinária vai estar presente, como ocorreu na entrega da praça Francisco Pessolano, no bairro do Vianelo, em abril.
“O convite para o evento, a partir das 18h, vale para toda a cidade, mas é principalmente voltado aos moradores, comerciantes e frequentadores desse trecho da região central”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.
LEIA TAMBÉM
Feiras e varejões têm monitoramento semanal
Jundiaí é confirmada como ‘Interesse Turístico’
Trem turístico reabre vagas entre São Paulo e Jundiaí
‘Mika Soul’ e ‘Batuca Rock’ agitam entrega da Praça dos Andradas na sexta-feira (1º)
Vão ser cinco bancas de gastronomia ligadas ao programa Varejão Noturno e dez bancas de artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão. A praça também vai receber a música dos grupos “Batuca Rock” e “Mika Soul”, em iniciativa da Secretaria de Cultura.
A praça dos Andradas, entre as ruas Senador Fonseca, Anchieta e Boaventura Mendes Pereira, era um dos largos originais da cidade colonial no século 17. Seu prédio central abrigou, entre outras coisas, um posto de puericultura, referência para a saúde infantil da comunidade urbana e rural no século 20.
A reforma do prédio e da praça foi implementada pela Prefeitura com o envolvimento da Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e da Secretaria de Esportes e Lazer, além do Gabinete de Gestão Integrada. A reforma do prédio foi uma contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da empresa TZH Empreendimentos e Participações Ltda.
O local também foi alvo, em 2015, de uma das atividades do projeto-piloto Urbanismo Caminhável, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que apontou a vitalidade de seu entorno com moradores, cafés, escolas, que já abrigaram grupos teatrais históricos da cidade, lojas alternativas, restaurante vegetariano e outros aspectos.
Além de tudo isso, a praça dos Andradas fica próxima ao Terminal Central e da principal ligação entre a avenida Nove de Julho, a Avenida Jundiaí, o Centro Histórico e a avenida União dos Ferroviários, sendo referência para pedestres ou veículos.
“Um lado importante desses eventos é que valorizam não apenas os lugares de Jundiaí, mas também seus artistas, seus cozinheiros e seus artesãos”, destaca Valéria.
Tanto a praça quanto o prédio fazem parte do Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC), que integra o portal do Patrimônio Histórico de Jundiaí.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original