Galeria de Arte abre temporada neste sábado (13)
Publicada em 09/08/2016 às 15:28A Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani abre a temporada de exposições 2016 neste sábado (13) com a exposição “Onde o efêmero e o eterno coexistem”, da artista plástica Kárita Gonzaga, a partir das 9h. Todo projeto da artista contempla três trabalhos anteriores: a instalação “Invólucro” (2009), a foto-performance “Diário” e o videoarte “Auto de Resistência”, ambos de 2015.
LEIA TAMBÉM
Teatro Polytheama tem ópera gratuita neste domingo (14)
Cras apresenta concerto ‘Tocar & Encantar Jundiaí’ no sábado (13)
‘Feira Entorta’ tem edição com Sound System e Rap neste domingo (14)
Dividida em três setores, a exposição tem início com a exploração do “Invólucro”. Segundo a artista, a instalação com flores e tecidos brancos remete os visitantes à temática da morte. “As pessoas vão circular e compartilhar sensações proporcionadas pela exploração dos sentidos (tato, olfato e visão), e reconstruir significados e impressões particulares relativos à dualidade vida e morte. Para isso, são utilizados tecidos e flores que remetem aos velórios”, ressalta Kárita.
Já para a segunda parte da exposição, a artista proporciona uma foto-performance intitulada “Diário”, que, com acervo de 16 imagens, retrata o período em que usou um vestido feito de crisântemos e registrou a deterioração do tempo sobre a peça.
Ao final, o vídeoarte “Auto de Resistência” traz em exibição reflexões presentes nos outros trabalhos apresentados, ao mesmo tempo que se configura como uma espécie de enfrentamento da relação das pessoas com a morte.
Kárita é mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2014), bacharel e licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente tem como foco de pesquisa a representação do corpo na fotografia e suas relações com a memória, o tempo e os afetos, interessando-se especialmente pelos cruzamentos entre performance e fotografia.
Mais
Na abertura, sábado (13), a artista propõe uma conversa com os participantes sobre a intenção da exposição. Após isso, as impressões dos visitantes serão escritas e colocadas em uma caixa, para que também façam parte das peças expositivas.
A exposição “Onde o efêmero e o eterno coexistem” permanece na Galeria Fernanda Perracini Milani até 27 de agosto. Após o período, mais quatro exposições adentram ao espaço de fomento cultural.
Anexa ao Teatro Polytheama, a Galeria Fernanda Perracini Milani fica na rua Barão de Jundiaí, nº 176, Centro. A entrada é gratuita. Para mais informações, (11) 4522 – 0770.
Assessoria de imprensa
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original