Projeto de Lei sobre incentivo ao sistema de inovação vai à Câmara
Publicada em 08/12/2016 às 18:05A 14ª reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação tomou o auditório do oitavo andar do Paço Municipal na tarde desta quinta-feira (9). O encontro, que reuniu representantes do Poder Público, da sociedade civil organizada, das academias de ensino e diversos encubados, tratou, principalmente, do encaminhamento para apreciação da Câmara Municipal do Projeto de Lei que aborda a criação do Programa Especial de Incentivo ao Sistema de Inovação de Jundiaí. O texto deverá entrar na pauta da casa nesta terça-feira (13), podendo ou não ser votado ainda em 2016.
Em síntese, a matéria enviada ao Legislativo fala da regulamentação das matrículas imobiliárias do futuro Parque Tecnológico, o que garante todo respaldo legal e jurídico aos futuros condôminos, que levarão ao espaço os “braços” de pesquisa e inovação das empresas – laboratórios e centros integrados de pesquisa.
LEIA TAMBÉM
Contrapartida da iniciativa privada para asfalto da Wady Badra avança
Presidida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, o encontro deixou claro o esforço em tornar suprapartidárias todas medidas tomadas nos últimos anos, com objetivo a longo alcance. “A principal preocupação do investidor é com a segurança jurídica. Ninguém vai investir sem conhecer as regras do jogo, e é justamente isso o que baliza esse texto que encaminhamos à Câmara”, definiu Cereser.
O projeto de Lei é o ponto final do sistema jurídico criado e desenvolvido pela secretaria desde 2013 para regulamentar a inédita política de inovação em Jundiaí. A Lei Municipal 8113 trata da reengenharia da Incubadora de Empresas, da criação do próprio Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Lei de Informação, das prerrogativas do Parque Tecnológico, da vocação do empreendimento e de outros dispositivos.
Outras leis criadas pela pasta e que compõem esse panorama são as do Desenvolve Jundiaí, com mais de 50 empresas já enquadradas e beneficiadas em ter mais agilidade na emissão do alvará de funcionamento e a Emprega Mais Jundiaí, que já concedeu incentivos fiscais a três indústrias que se instalaram ou ampliaram planta na cidade, valendo-se da mão de obra local.
Parque Tecnológico
Outro tópico abordado durante o encontro foi o andamento do trabalho de terraplanagem na área de 216 mil metros quadrados, próximo aos recém-entregues apartamentos populares do bairro Novo Horizonte.
Atualmente, o Parque já tem status legal de “loteamento”, possui licenciamento prévio de instalação junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e todos os lotes já encontram-se organizados e deverão ser individualizados em cartórios de registro de imóveis da cidade após aprovação do Projeto de Lei.
Outros pontos abordados na conversa foram detalhes sobre a atualização do corpo constitutivo do conselho.
Thiago Secco
-
09/01/2025
Jundiaí tem saldo positivo em empregos e projeta 2025 com mais contratações
-
26/12/2024
Programa Jundiaí Empreendedora reverte impactos da pandemia e deixa legado econômico e social
-
17/12/2024
Com estratégia e inovação, Jundiaí traça caminho para o desenvolvimento econômico e social
-
10/12/2024
Jundiaí recebe evento focado no crescimento empresarial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original