Ações de monitoramento do trânsito são intensificadas na volta às aulas
Publicada em 10/02/2017 às 18:25A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Mobilidade e Transporte, intensificará gradativamente as ações de monitoramento do trânsito nas principais ruas da cidade, no que diz respeito ao trânsito e também ao transporte coletivo e escolar. Estima-se que no início do ano letivo de 2017 haja um aumento de 20% do número de veículos em circulação pela malha viária da cidade. Esse aumento está associado ao crescimento natural do número de viagens devido ao deslocamento por causa do retorno às aulas.
Considerando esses fatores, várias ações operacionais dos agentes de trânsito e de transportes, em conjunto com as ações educacionais realizadas nas escolas, têm o objetivo de reduzir o impacto desse aumento no sistema viário principal da cidade.
LEIA TAMBÉM
Aulas nas escolas municipais retornam nesta segunda (13)
Dentre as ações previstas destacam-se o acompanhamento operacional do sistema viário e ajustes semafóricos necessários; monitoramento na proximidade das escolas com maior demanda de veículos, promovendo a orientação dos motoristas quanto ao respeito à sinalização e às regras de trânsito (uso do cinto de segurança, respeito às faixas destinadas aos pedestres, vagas destinadas aos idosos e deficientes) e o monitoramento técnico dos engenheiros da Unidade de Transporte nas escolas onde há histórico de maior impacto no trânsito a fim de analisar, juntamente com essas instituições, a viabilidade da adoção de novas medidas como ajustes na sinalização, canalizações específicas e orientação de pais e alunos com a finalidade de amenizar o impacto da concentração de veículos em períodos de entrada e saída dos discentes.
Segundo o Gestor de Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro, “há um esforço entre as unidades de gestão do município no sentido de promover ações com baixo impacto orçamentário, haja vista a indisponibilidade financeira com compromissos a pagar ainda do ano passado. Assim, entendemos que as ações operacionais sejam mais exigidas para alcançar os resultados mitigatórios no fluxo viário da cidade”, afirma Silvestre.
Com relação ao Transporte Coletivo, cerca de 32 linhas de ônibus retornam para atender a demanda existente. Quanto ao transporte escolar, cerca de 425 alvarás foram emitidos para as operações dos veículos, 29 a mais que o ano de 2016.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
20/12/2024
Transporte público não terá interrupção e negociações da categoria são retomadas
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Expressinho de Natal continua encantando a população
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original