Comitê de Gestão de Crise avalia ações emergenciais
Publicada em 26/05/2018 às 18:37Na manhã deste sábado (26), sob o comando do prefeito Luiz Fernando Machado, foi realizada a segunda reunião do Comitê de Gestão de Crise estabelecido pelo Decreto nº 27516/2018, de 25 de maio de 2018, que institui o estado de emergência no Município de Jundiaí. A medida foi publicada em edição extra da Imprensa Oficial.
LEIA TAMBÉM
Nota oficial sobre estado de emergência em Jundiaí
O comitê é coordenado pelo Gestor da Casa Civil e composto pelos titulares das Unidades de Governo e Finanças, Administração e Gestão de Pessoas, Casa Civil, Inovação e Relação com o Cidadão, Segurança Municipal, Negócios Jurídicos e Infraestrutura e Serviços Públicos.
Segundo o decreto, todas as empresas de comercialização de combustíveis devem assegurar prioridade para serviços essenciais (educação, atendimento à saúde, transporte público, coleta de lixo, segurança pública e defesa civil). Trata-se de uma medida que visa minimizar os impactos da paralisação para a população jundiaiense.
O prefeito ressaltou que o comitê estará reunido permanentemente para garantir os serviços básicos durante o período de desabastecimento de combustível na cidade. “A palavra de ordem é otimizar recursos existentes e direcioná-los às áreas essenciais, concentrando esforços para garantir a prestação dos serviços públicos prioritários”, afirma Luiz Fernando.
Viaturas da Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil serão responsáveis pela escolta de caminhões-tanques, a partir do centro de distribuição de Paulínia, que farão o reabastecimento de postos de combustíveis da cidade de Jundiaí, de modo a priorizar o fornecimento para atender os serviços essenciais do Município.
A respeito da prestação dos serviços, segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE), o fornecimento de água em Jundiaí está normal e possui estoque regular sem que seja necessário interromper o fornecimento, portanto, a população não necessita reservar ou estocar água. Importante ressaltar, no entanto, que o uso racional da água é uma medida que deve ser adotada de forma constante. Em relação aos serviços essenciais prestados pela Prefeitura, eles funcionarão da seguinte forma:
Saúde – No domingo (27), as UBSs estarão fechadas, como ocorre aos finais de semana. Já na segunda-feira (28), o funcionamento das UBSs será normal, em razão das consultas e dos procedimentos agendados. Os Prontos Atendimentos (PAs), Hospital São Vicente e Hospital Universitário também funcionam normalmente em ambos os dias, para os casos de emergência.
Lixo – A coleta domiciliar e seletiva será realizada normalmente na segunda-feira (28), seguindo a escala já estabelecida de atendimento.
Transporte público – A circulação de ônibus está suspensa em todo o Município neste domingo (27) e na segunda-feira (28).
Educação – As aulas em todo o Sistema Municipal de Ensino estão suspensas nesta segunda-feira (28).
Segurança – GM e demais forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) permanecem com atendimento normal à população.
Paço Municipal – Apesar do decreto que estabelece ponto facultativo nesta segunda-feira (28), haverá gestores e servidores previamente escalados para a restrita condução de atividades urgentes.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
06/06/2016
Prefeitura age rápido para amenizar prejuízos da chuva
-
17/02/2016
Reunião do GGIM tem ações antipancadões como pauta principal
-
18/01/2016
Gabinete de Gestão de Riscos faz reunião para ajustar estratégias
-
13/01/2016
Prefeito visita áreas atingidas pela chuva na cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original