Hepatite: CTA oferta testes rápidos pelo Julho Amarelo
Publicada em 20/07/2018 às 16:49A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UPGS), por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove a Campanha Julho Amarelo de Luta contra as Hepatites Virais, a partir de segunda-feira (23) até o final do mês, com a oferta de testes rápidos para a doença. A iniciativa tem por objetivo a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, que, se tratada adequadamente, tem alto índice de cura.
Em Jundiaí, de 2007 a maio de 2018 foram notificados, em residentes no município, 292 casos de hepatite B (177 homens e 115 mulheres) e 676 casos de hepatite C (452 homens e 224 mulheres). Além disso, foram notificados 28 casos de coinfecção por hepatite B e C (17 homens e 11 mulheres). A faixa etária que acumula maior número de notificações é entre 30 a 69 anos. No AMI, que atende Jundiaí e região, 111 pacientes com hepatite B crônica fazem seguimento medicamentoso e 260 pacientes de hepatite C crônica realizaram tratamento com as novas medicações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Entre estes, 242 já apresentaram cura confirmada.
LEIA TAMBÉM
Zoonoses faz vistorias em Parques e Jardins
Sistema jundiaiense de Saúde é modelo para São José do Rio Preto
No entanto, apesar dos prognósticos positivos com a descoberta e o tratamento, a falta de conhecimento da doença compromete o resultado. “As hepatites virais só apresentam sintomas em casos avançados, por isso, a importância da testagem na população. A hepatite B e C crônicas são tratáveis, sendo a C, com 93% de cura, com tempo de tratamento variável entre 3 e 6 meses, e a B, controlável com medicação, podendo também evoluir para cura, dependendo do grau de comprometimento do fígado. A contaminação se dá pelo contato com sangue de pessoas com o vírus, sexo, uso de drogas, transfusões e lesões por objetos perfurocortantes”, detalha a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.
Campanha
A campanha Julho Amarelo é importante para lembrar a população sobre a necessidade de fazer o teste e, em caso de identificação das doenças, ter o encaminhamento realizado para o tratamento, que é gratuito, oferecido pelo Ministério da Saúde. O exame para a doença é realizado durante o ano todo, tanto nas Unidades Básica de Saúde (UBS) quanto no CTA. Neste mês dedicado à conscientização, contudo, é ofertado o teste rápido em todas as UBSs, conforme horários disponibilizados em cada unidade e no CTA (das 7h às 17h).
A população-alvo da Campanha é formada por pessoas que passaram por transfusão sanguínea e/ou fizeram procedimentos dentários, cirurgias ou injeções antes de 1993, além de pessoas classificadas com o vulneráveis (que realizaram tatuagens e piercings; parceiros sexuais e domiciliares de pessoas com hepatite B e C; usuários de drogas; pessoas privadas de liberdade; com doença renal crônica ou em diálise e trabalhadores da área de saúde).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 31/10/2025 
				
					 Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo
- 
				 30/10/2025 
				
					 Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro
- 
				 28/10/2025 
				
					 Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas
- 
				 25/10/2025 
				
					 Prefeitura de Jundiaí realiza ações de vacinação neste sábado (25) Prefeitura de Jundiaí realiza ações de vacinação neste sábado (25)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


