Emeb Joaquim Candelário é transferida para Vila Rio Branco

Publicada em 23/07/2018 às 18:01

A gestora de Educação conversou com os alunos sobre a mudança

Os alunos da Emeb Joaquim Candelário de Freitas começaram o semestre letivo, nesta segunda-feira (23), em prédio localizado na avenida Itatiba, na Vila Rio Branco, onde por anos funcionou uma escola do Sesi. Por ser antigo, o imóvel da Vila Hortolândia passará por intervenção de grande porte. A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, acompanhou o primeiro dia de aula dos estudantes.

“Estamos acompanhando tudo de perto. A equipe gestora deixou tudo de maneira muito adequada e acolheu os alunos nesta mudança. Pela fala das crianças, percebemos o quanto gostaram. O que mais destacam é o fato de estarem em um imóvel arejado. A reforma no prédio da Vila Hortolândia é necessária. Hoje, sabemos que a ambiência escolar pode ser um facilitador da aprendizagem. Estamos trabalhando para que todas as escolas recebam melhorias. Esse é um dos eixos do programa Escola Inovadora”, frisou Vastí.

LEIA TAMBÉM
Programação gratuita da Biblioteca agrada a criançada durante as férias
Nas férias dos alunos, escolas municipais recebem reformas

Os preparativos para transferência começaram no início do mês. Durante as férias, foram finalizados os últimos reparos no prédio. A escola continua com a mesma estrutura: 27 salas, sendo 14 no período da manhã e 13 a tarde, para o atendimento de 654 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para o deslocamento até o local, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) está fornecendo transporte.

Avaliação
De acordo com avaliação da diretora da Emeb, Maria de Lourdes Potente Santos, a mudança foi bastante tranquila. “Tudo ocorreu de maneira adequada. Preparamos tudo para que criança enxergue a organização e se sinta segura. Também fizemos reuniões com os transportadores escolares e a equipe do transporte. Quinta e sexta-feira, teremos reunião e os pais terão a oportunidade de conhecer o prédio e tirar dúvidas”, comentou.

Aluna do primeiro ano, Letícia Rodrigues, de seis anos, estava radiante com a mudança. “Eu estava contando os dias para começar na escola nova. Aqui tem mais luz e é mais fresco. Eu não vejo a hora de contar para minha mãe como tudo está legal.”

A equipe escolar organizou todos os espaços, pensando no acolhimento e na segurança dos alunos

Novo projeto
O imóvel da Vila Hortolândia passará por uma reformulação total. O projeto arquitetônico, além de prever ações sustentáveis, como a implantação de uma horta vertical, captação de água da chuva para reuso e espaços que ampliam as possibilidades pedagógicas, tem como diferencial a inclusão das sugestões dos alunos e da comunidade escolar. A previsão é que a nova Emeb Joaquim Candelário de Freitas seja entregue no final de 2019.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/07/23/emeb-joaquim-candelario-e-transferida-para-predio-na-vila-rio-branco/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original