Voluntários acima de 60 anos fazem a diferença nos Jogos Infantis

Publicada em 17/10/2018 às 12:09

Adão Morais e Aristides Chiavegato acompanham as delegações alojadas na EE Ana Pinto Duarte Paes

Acolher, orientar, tirar dúvidas e resolver todas as demandas existentes nos alojamentos das delegações visitantes que estão em Jundiaí para a participação dos 1º Jogos Infantis do Estado de São Paulo são as tarefas dos atletas acima de 60 anos do TIME Jundiaí, da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), que atuam como voluntários da edição. Como anjos da guarda da garotada, são elogiados pelas equipes que apontam o atendimento como o grande diferencial do evento.

LEIA TAMBÉM
Derrotas e vitórias em jogos da segunda fase

“A realização dos Jogos Infantis em Jundiaí demanda a união entre todos os departamentos da UGEL. A participação dos atletas do TIME Jundiaí acima de 60 anos mostra exatamente o propósito da unidade: promover a integração da população, em todas as idades, por meio do esporte. Os idosos receberam o convite para auxiliar de forma voluntária as delegações, orientando sobre o no trajeto mais rápido entre os alojamentos e os endereços das partidas, locais de interesse e contando sobre a história da cidade”, comenta o gestor-adjunto da UGEL, Felipe Cunha.

A educadora física e treinadora das equipes de Voleibol Adaptado do TIME Jundiaí, Andrea Censi, tem a participação da grande maioria dos seus alunos da modalidade como voluntários. “Essa dedicação das pessoas da terceira idade é fantástica. Eles representam a organização nos alojamentos, orientando, resolvendo e mimando esses jovens. Eles são os avós temporários”, detalha.

Aristides Chiavegato, 72 anos, e Adão Morais, 71 anos, são jogadores de Voleibol Adaptado do TIME Jundiaí. Ambos estão como voluntários na Escola Estadual Ana Pinto Duarte Paes. “Desde o começo dos jogos estamos juntos com as equipes ajudando no acolhimento, para que a estadia por aqui seja a melhor possível. Sabemos da importância de ter alguém para dar informações e ajudar a resolver dúvidas durante o evento”, comenta Adão, que ainda aponta a troca de experiências entre as gerações como um ponto forte.

Jianete Canellato Jansonis acompanha a delegação de Altinópolis entre alojamento e partidas

Hernani Roberto Freitas Moreira, 16 anos, jogador de Futsal de Ituverava ficou feliz em poder contar com o apoio e carinho dos atletas da terceira idade jundiaienses. “Eles são muito atenciosos. Conversamos muito e não tivemos qualquer problema para nos localizar na cidade. Até para ir a lanchonetes eles nos ajudam”, conta.

Jianete Canellato Jansonis, 72 anos, faz parte da equipe de coreografia do TIME Jundiaí. Ela é voluntária na Escola Estadual Antenor Soares Gandra, alojamento das delegações de Altinópolis, Ribeirão Preto e Barretos. “É uma alegria poder ajudar esses jovens. Eles precisam de informações sobre os locais de provas e até de passeios. Conversamos muito e podemos ajudar em tudo”, detalha a aposentada, que é elogiada pela delegação de Altinópolis. “Percorremos muitos jogos em todo o Estado de São Paulo, mas nunca tivemos um apoio como está sendo feito aqui em Jundiaí. São verdadeiros anjos da guarda dos atletas e não medem esforços para auxiliar no que for necessário”, elogia o treinador da equipe de Futsal daquela cidade, Elias Ronei Magalhães.

Os 1º Jogos Infantis do Estado de São Paulo prosseguem até o dia 20, com disputas de modalidades individuais e coletivas em vários Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos (CECEs) da cidade. Para conferir a programação completa basta acessar o link.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/17/voluntarios-acima-de-60-anos-fazem-a-diferenca-nos-jogos-infantis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original