Zoonoses realiza ações de combate à dengue
Publicada em 25/01/2019 às 17:15A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza ações de investigação epidemiológica, controle e conscientização da população em vários bairros da cidade para o combate às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Com as altas temperaturas, o ciclo dessa espécie é acelerado e, por isso, a necessidade da atenção aos locais e objetos que possam servir de criadouros é fundamental para evitar a ocorrência de casos de dengue e das demais arboviroses.
Nesta sexta-feira (25), mais uma etapa para o controle do mosquito foi realizada no Jardim São Camilo. O bairro registrou três casos positivos no final do ano passado e dois este ano. Com transmissão autóctone, recebeu nova nebulização em todas as vielas, além de ação ‘casa a casa’ dos agentes para a conscientização da população a fim de evitar o acúmulo de material que possa acumular água e servir de criadouro de mosquitos. Nos bairros como Jardim Paulista, Santa Gertrudes e Jardim Novo Horizonte, onde também há registro de suspeitas, serão realizadas atividades de bloqueio dos criadouros (orientação casa a casa), investigação epidemiológica e busca ativa de sintomáticos.
De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva, o combate aos mosquitos deve ser realizado por todos. “O período já aponta grande número de casos em várias regiões do País. Com as férias e a movimentação da população, as pessoas podem ser picadas em outros locais e retornarem com as doenças incubadas. Por isso, é importante que todos cuidem de seus espaços, mantendo limpos, sem acúmulo de material que armazene água. As caixas d´água devem ser mantidas bem vedadas, assim como as calhas e ralos limpos. Os vasos com plantas também devem ser observados, e mantidos sem os pratos aparadores de água. As garrafas retornáveis devem ser guardadas com a boca para baixo. Qualquer material que possa acumular água pode se transformar em um criadouro”, lembra.
Este ano, Jundiaí registra, até o dia 24 de janeiro, 60 casos suspeitos, oito casos confirmados (dois autóctones, dois importados e quatro em investigação). No ano de 2018, a contagem chegou a 388 casos notificados, 12 confirmados (cinco autóctones, seis importados e um indeterminado). A UGPS mantém o Boletim Epidemiológico atualizado durante o período de maior transmissão, com o objetivo de manter a transparência das ações e casos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 31/10/2025 
				
					 Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo
- 
				 30/10/2025 
				
					 Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro
- 
				 28/10/2025 
				
					 Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas
- 
				 25/10/2025 
				
					 Prefeitura de Jundiaí realiza ações de vacinação neste sábado (25) Prefeitura de Jundiaí realiza ações de vacinação neste sábado (25)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



