Prognóstico do Plano da Mata Atlântica e Cerrado é apresentado para a população

Publicada em 05/04/2022 às 14:17

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), por meio do Departamento de Meio Ambiente, promoveu, na manhã desta terça-feira (5), a apresentação do prognóstico do Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado de Jundiaí (PMMAC), elaborado pela empresa Pró Ambiente, em evento promovido on-line.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Wagner de Paiva, fez a abertura da apresentação. “Esse é um trabalho de grande importância para entender algumas dinâmicas da cidade, principalmente na preservação ambiental. É um instrumento que faz falta no planejamento da cidade. Esperamos que o Plano seja um caminho para seguir na preservação. Hoje, as ações que não seguem um mesmo sentido acabam por surtir menos efeito. Com o Plano, poderemos dar mais sentido às ações, investimentos na preservação e até no aumento das nossas florestas”, afirmou. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM:
Reunião on-line. Do lado esquerdo está uma tela de apresentação e do lado direito um mosaico com imagem dos participantes.
Prognóstico será disponibilizado nos próximos dias para consulta da população

A apresentação foi realizada pelo técnico da empresa Pró Ambiente, responsável pela elaboração do Plano, Tairi Gomes, que explicou sobre o desenvolvimento do trabalho. “Iniciamos pelo diagnóstico, com os dados do banco de dados da cidade que é bem rico e mostra vegetação, nascentes, entre outros. Com esse diagnóstico, elaboramos ações para viabilizar as melhorias ambientais. Montamos o Plano de Ação, uma política pública. É importante salientar que essa política vai abordar diversas ações, mas os planos de ações específicos deverão ser elaborados na implantação. O prognóstico apresenta o direcionamento do trabalho com indicadores para orientar como a cidade deve se desenvolver a partir do Plano da Mata Atlântica e do Cerrado”, explicou. 

O Plano tem como objetivos específicos: fortalecer a conservação da biodiversidade; promover a recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado em Jundiaí; promover o uso do PMMAC no desenvolvimento urbano; conciliar o PMMAC com o desenvolvimento sustentável; conhecer e comunicar a Mata Atlântica e o Cerrado de Jundiaí e ajustar o desenvolvimento institucional do PMMAC.

Durante a apresentação, os participantes puderam sanar suas dúvidas dos materiais apresentados. O prognóstico será disponibilizado para avaliação e comentários, em seguida, as contribuições serão compiladas e encaminhado para aprovação do plano pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) para então ser encaminhado para o prefeito Luiz Fernando Machado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/05/prognostico-do-plano-da-mata-atlantica-e-cerrado-e-apresentado-para-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original