Confira a programação cultural no fim de semana com feriado de 1º de maio

Publicada em 29/04/2022 às 12:42

Para este fim de semana com feriado do dia do Trabalho neste domingo (01), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou uma série de atrações gratuitas pelo programa Cidade das Crianças para o público infantojuvenil, além de programação também para o público adulto.

Música, teatro, dança, contação de história e oficinas integram as atividades, que seguem também ao longo da próxima semana. Confira a programação completa, escolha as que mais lhe agradam, convide familiares e amigos e tenham todos um bom espetáculo!

Teatro Polytheama
No teatro, a programação começa já nesta sexta-feira (29), às 19h30, com as apresentações dos espetáculos “Fevo – O corpo que eu habito você não mora mais”, com À Margem Coletivo de Dança, e “Percurso”, com o IOA Cia. de Dança, em comemoração pelo Dia Internacional da Dança, e com abertura por conta do grupo de Dança Geração mais 60. A entrada é gratuita e cada pessoa terá direito a dois ingressos, que poderão ser retirados tanto na bilheteria do teatro (Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) quanto pela internet, pela plataforma Sympla.

No sábado (30), às 20h, com ingressos de até R$ 10, o Quarteto Carlos Gomes apresenta-se pela programação dos Concertos Astra Finamax com repertório de música erudita de inspiração brasileira e latino-americana. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Teatro ou por meio da plataforma Sympla.

Já no domingo (01), Thiago Ventura apresenta o seu stand up “Modo Efetivo”, em duas sessões: 16h30 e 19h. A classificação é de 16 anos. Os ingressos também podem ser comprados na bilheteria do Teatro ou por meio da plataforma Sympla.

O teatro fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Foto da plateia sentada no Teatro Polytheama, com diversas pessoas aplaudindo e festejando
Polytheama tem atrações todas as noites deste fim de semana

Biblioteca Nelson Foot (BNF)
Neste sábado (30), às 11h, com entrada franca, a arte-educadora Factima El Samra realiza uma roda de contos sobre as tradições, costumes, música e cultura do povo cigano para crianças e adolescentes, além de pais e cuidadores.

Também na BNF o público poderá visitar na Galeria Jundiaí a exposição da artista jundiaiense Valquiria Malagoli “Olhos sobre Óleo”, que segundo a artista é uma viagem a história da técnica a óleo, considerada a mais tradicional na pintura. A mostra poderá ser visitada até dia 28 de maio.

Neste sábado (30), também será o último dia para visitar a exposição “Porque Ele muito amou”, da artista jundiaiense Isabel Lopes. Apresentada no espaço de exposições Sônia Cintra e conta a história da Paixão de Cristo.

A Biblioteca funciona dentro do Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396. O horário de atendimento foi ampliado para melhor atender as necessidades da população, tanto de Jundiaí, quanto da região: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Espaço da Biblioteca Municipal, com pessoas sentadas em bancos, no chão e em pé, assistindo a uma apresentação de uma bailarina com vestido vermelho
Biblioteca agora abre aos sábados, com programação voltada ao público infantojuvenil

Complexo Fepasa
Neste final de semana, as salas do Complexo Fepasa, sede da UGC, seguem sendo utilizadas para ensaios dos diversos grupos da cidade e para as audições com os artistas inscritos para compor os corpos artísticos municipais.

Neste sábado (30) e domingo (01), das 13h30 às 19h, o Complexo recebe a instalação do “Festival Delas-Mulheres na Arte”, evento tradicional na cidade de Jundiaí, que tem como proposta de explorar, por meio de encontros e formações, as múltiplas identidades, promover intercâmbios entre mulheres artistas, produtoras e educadoras, fomentar as discussões acerca dos movimentos feminista e colaborar com a luta pela igualdade de direitos e de representação na sociedade. O festival segue no Complexo também no sábado (07).

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Foto espelhada de grupo de bailarinos em espaço amplo com chão de madeira, tablado e janelas amplas com cortinas ao fundo
As salas do Complexo Fepasa, sede da UGC, seguem sendo utilizadas para ensaios dos diversos grupos da cidade

Fábrica das Infâncias Japy
A recém-inaugurada Fábrica das Infâncias Japy recebe neste sábado (30), a partir das 10h30, a apresentação “Cantinhos do Cururu”, brincadeira sonora e divertida que retrata cenas do cotidiano dos pequenos, costuradas com a graça da palhaçaria. No elenco estão Aguinaldo Rosa (voz e violão), Letícia Rosa (voz e ukulele), Renan Venart (violoncelo e palhaço) e João Veras de Carvalho (ator).

Já no domingo (1º), o público infantil acompanhará a partir das 10h30 a apresentação da contadora de histórias Irene Tanabe com o espetáculo “Histórias Contadas com Origamis”. Os origamis dão vida às narrativas e faz com que o ouvinte veja os personagens das histórias se materializando em sua frente.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita e será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Crianças e adultos realizando atividades de pintura e outras brincadeiras na Fábrica das Infâncias Japy, onde se veem bancadas e mesas de madeira, tapete de grama sintética no chão e folhas com desenhos penduradas do teto
A entrada na Japy é gratuita e permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
No histórico prédio do Solar do Barão, o público poderá visitar neste final de semana, das 10h às 17h, a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, em homenagem à artista Glória Rocha. A mostra com entrada gratuita pode ser visitada até o dia 26 de junho.

Também é possível visitar parte do acervo permanente do Museu e os jardins com as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Gestor de Cultura ao lado da bailarina Ana Botafogo, que autografa com uma caneta uma sapatilha. Ao fundo se vê um painel com fotos e o nome da bailarina
Quem visitar a exposição poderá conferir a sapatilha autografada de Ana Botafogo

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Este é o último final de semana para o público visitar a exposição “Biodiversidade e Cultura Indígena”, do artista plástico Elvis da Silva, que expõe pela primeira vez no espaço. O artista traz para Jundiaí o resultado de suas constantes pesquisas com diversas tintas e pigmentos acrílicos, bem como aquarelas, óleos, nanquim, grafite e mosaico, tendo sempre a sua percepção através da cor. A visitação gratuita vai até este domingo (01).

A Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Sala de exposições da Pinacoteca, com obras coloridas na parede e bancos de madeira com berrante ao centro
Este é o último fim de semana para visita à exposição de Elvis da Silva na Pinacoteca

Pracinha da Cultura
Aos finais de semana segue na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) a programação de oficinas culturais promovida pela UGC. Aos sábados, para inscritos, tem oficina de Capoeira para crianças a partir de sete anos, das 9h30 às 10h30, e de Maracatu, das 14h às 16h.

Além dessas, são promovidas também ao longo da semana as oficinas de Artesanato, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Teatro em Inglês e Zumba. Os interessados nas vagas disponíveis devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira.

A Pracinha da Cultura fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Bailarinas apresentando-se sobre palco do Teatro Polytheama, com plateia escura e iluminação somente sobre as artistas
Alunas da oficina de Ballet no Vista Alegre abriram apresentação da Mostra Competitiva do 24º Enredança, no Polytheama

Mais programação
Na próxima sexta-feira (06), em parceria da UGC com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), será realizada a segunda edição da Sexta no Centro, desde a sua retomada. A programação na praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro, vai das 16h às 22h.

A abertura, logo às 16h, ficará por conta do “Som das Ruas: Tocando com eles, por eles e para eles!”, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) junto com a Rede socioassistencial para a população em situação de rua.

A programação segue com o show “Melancolia Acorda – Igor Pupo, a partir das 18h; “Sobre o Silêncio”, com Rogério Botter Maio Trio, a partir das 19h30; e, para o encerramento, o show “: Projeto B – Vinte anos de estrada”, a partir das 21h.

Foto noturna da Praça do Coreto, com público em pé e sentado e mesas de feiras, assistindo a uma apresentação de dança sobre o palco, no fundo da igreja Matriz. Ao fundo se veem também prédios e árvores.
Na próxima semana será a vez da segunda edição da Sexta no Centro desde a sua retomada

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/29/confira-a-programacao-cultural-no-fim-de-semana-com-feriado-de-1o-de-maio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original