Setembro Amarelo: especialista aborda políticas de prevenção em evento online
Publicada em 22/09/2022 às 17:24Com o tema “Setembro Amarelo: fortalecendo Políticas Públicas de Prevenção ao Suicídio”, o Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio realizou um evento online, nesta quinta-feira (22), com a participação de representantes de diversas áreas como saúde, assistência social e educação. A atividade integra a programação do mês marcado por ações de conscientização.
Além da apresentação do Plano, instituído por meio do Decreto n° 31.494, de 23 de julho de 2022, o evento contou com uma palestra conduzida pela psiquiatra e assessora técnica de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Carolina Pegoraro Martins, que destacou ações práticas para o enfrentamento da questão.

“O suicídio é considerado uma epidemia calada e os números são subnotificados no País. É necessário falarmos sobre o tema e compreendermos os dados para podermos atuar nos campos da prevenção, do cuidado e da promoção da saúde”, destacou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Para o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri, o evento foi positivo. “Compreendemos o Setembro Amarelo como um movimento para direcionar o olhar para a questão do sofrimento psíquico e para o suicídio, fortalecendo políticas públicas e sensibilizando a sociedade que por mais que o sofrimento se manifeste de forma singular, ele está ligado a forma como a sociedade está. Esse evento foi importante ao promover uma abordagem bastante ampliada”.
“O suicídio é um fenômeno complexo e multicausal, que deve ser compreendido e abordado, como realizado neste evento, com a participação de diferentes atores da sociedade. Além disso, é essencial enfatizarmos a necessidade de partir para a prática com ações intersetoriais, como as propostas no Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio”, acrescentou o assessor de Políticas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.
Mais ações
Dando continuidade à programação de Setembro Amarelo, a FTVTEC Jundiaí, em parceria com a Prefeitura, realiza na próxima quarta-feira (28), às 19h, a 6ª edição do evento com o tema “Suicídio: Quais são os seus laços com a vida?”, no Teatro Polytheama.
Os ingresso estarão disponíveis a partir das 10h30 de terça-feira (27), na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla. O encontro também será transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Jundiaí, Facebook e YouTube da TVTEC e pelo canal 24 da Net.
Assessoria de Imprensa
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
-
17/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe investimentos em políticas da juventude
Baixe as fotos desta notícia na resolução original