RenovAção: projeto chega ao fim, em 2022, com mais de quatro mil alunos envolvidos

Publicada em 09/12/2022 às 10:07

Após cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (08), no auditório Elis Regina, chegou ao fim o quarto ano do projeto RenovAção. Além da festa de encerramento, foi apresentado um balanço das principais ações realizadas pelos mais de quatro mil alunos e mais de uma centena de multiplicadores que se empenharam ao longo de todo o ano no desenvolvimento de ações e educação ambiental. O projeto segue no próximo ano em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), da ONU.

Apenas em 2022, foram montados cinco novos sistemas de captação de água da chuva nas escolas. Além disso, foram realizadas oficinais presenciais de educação ambiental, vídeos educativos, desenvolvimento de políticas para o uso racional da água, a implantação de infraestrutura para coleta seletiva, além da doação de 500 mudas nativas da Mata Atlântica para o município. Por meio de campanhas de arrecadação, quase duas toneladas de embalagens PET já foram corretamente destinadas pelas escolas do RenovAção.

“A educação é o eixo de transformação de uma cidade. Ao colocar a educação ambiental na rotina dos meninos e meninas de Jundiaí, alinhado aos conceitos da Escola Inovadora, estamos colaborando para uma sociedade sustentável, equânime e repleta de recursos naturais preservados”, comenta a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.

Projeto RenovAção envolveu mais de 4 mil crianças da rede municipal de ensino, apenas em 2022

O Projeto é fruto de uma parceria entre a Coca-Cola FEMSA Brasil e a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), com execução técnica do GAIA Social. A ação está inserida no Programa Escola Inovadora, da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e foi implantada em 2019 com o objetivo de promover ações de educação ambiental em escolas municipais de ensino básico, como a reciclagem de resíduos sólidos e o consumo consciente de água.

“O cuidado com o uso responsável dos recursos naturais vai além da preocupação com a gestão hídrica eficiente em nossas fábricas. Também é nosso compromisso contribuir para assegurar o acesso sustentável à água limpa nas comunidades no entorno, por meio de parcerias em iniciativas que conscientizam sobre a preservação e proporcionam benefícios tanto econômicos quanto ambientais, como o Programa RenovAção”, afirma Camila Amaral, vice-presidente de Jurídico e Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Meninos e meninas leram alguns dos ODS’s que eles estão trabalhando durante o projeto

“A atuação com os professores, a realização de oficinas e a introdução da educação ambiental na rotina das crianças é fundamental para formar uma nova geração com mais compromisso com a sustentabilidade. O projeto inclui maneiras lúdicas para fortalecer a temática na vida deles”, explica o diretor-presidente do GAIA Social, Yuri Ongaro.

Em quatro anos, o Projeto reuniu mais de sete mil alunos de dez escolas participantes. Foram realizadas oficinas formativas com cerca de 180 multiplicadores de boas práticas ambientais na comunidade, entre alunos, funcionários e moradores vizinhos das escolas participantes. Houve ainda a instalação de sistemas para captação de água de chuva em nove escolas, além da realização de oficinas sobre compostagem, produção de vídeos e webinares por alunos e professores.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/09/renovacao-projeto-chega-ao-fim-em-2022-com-mais-de-quatro-mil-alunos-envolvidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original