Prefeitura homenageia Emeb Flórida Mestag por premiação nacional de sustentabilidade

Publicada em 08/11/2023 às 17:38

O prefeito Luiz Fernando Machado realizou, na manhã desta quarta-feira (08), a entrega de Menção Honrosa à Emeb Irmã Flórida Mestag, do Mato Dentro, por conta da recente vitória da escola da etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis com o projeto “Água e Solo – Tamo Junto”, que resultou na recuperação das lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D’Água).

A entrega foi realizada no gabinete de governo do Paço Municipal para a diretora da unidade escolar, Tânia Vilela, e para a coordenadora pedagógica, Débora Scarpinelli, com as presenças da gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, e do gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

“A grande essência deste projeto foi a escuta das crianças, que, inclusive, integra o eixo de ‘Promover a Participação’ do programa Cidade das Crianças. E esse protagonismo demonstra a política pública que temos desenvolvido na Prefeitura e é o motivo desta premiação, que visa reconhecer o trabalho já feito e renovar ainda mais a energia para projetos futuros”, comentou Luiz Fernando.

Entrega da menção honrosa à equipe gestora da escola e apresentação do troféu foi realizada no Paço Municipal

Para Vastí, projeto premiado é motivo de inspiração. “O projeto que resultou nesta importante premiação é a materialização do programa Escola Inovadora, por meio do ‘Desemparedamento da Escola’. A partir do sentimento de pertencimento da equipe gestora e das crianças, a escola conseguiu tratar da conservação, preservação e melhoria do entorno escolar, transformando o espaço e as pessoas. Trata-se de um exemplo para a toda a rede e que será potencializado, a fim de garantir a preservação do que já foi feito, e compartilhar a experiência com as demais escolas”.

Já a diretora Tânia agradeceu a homenagem, em nome da escola. “É de grande alegria ter conquistado este prêmio e competir na etapa internacional, neste momento em que temos na escola, na turma do 5º ano, as crianças que estavam no G5 quando iniciamos o projeto. E elas se sentem orgulhosas e atuam na preservação, com a consciência de que não poderiam permitir que aquele local voltasse ao abandono. Isso tudo só foi possível, pois quando conversei com o prefeito, ele nos deu ouvido, foi conversar com as crianças e envolveu sua equipe. Para mim, aquele foi um momento abençoado”, comemorou.

O prêmio
Promovido pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio é focado na valorização de iniciativas de sustentabilidade na gestão ambiental, social e de governança entre as escolas. Tendo superado, na etapa nacional, os projetos de outros cerca de 800 inscritos, a escola concorre agora pela etapa internacional com outros dois projetos – um colombiano e um mexicano. A premiação será realizada na Praia do Forte (Bahia), no final deste mês.

Antes do resultado final, Luiz Fernando comprometeu-se a fazer uma visita à unidade escolar, acompanhado de equipe da Prefeitura, para estender os cumprimentos aos estudantes e propor estudos conjuntos com as turmas para novas intervenções estruturais e de mobilidade para a escola, que recebeu nos últimos anos asfaltamento e cobertura para a quadra esportiva.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/08/prefeitura-homenageia-emeb-florida-mestag-por-premiacao-nacional-de-sustentabilidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original