Crianças da Emeb Flórida Mestag recebem menção honrosa por revitalização de parque

Publicada em 28/11/2023 às 11:12

A semana dos alunos da Emeb Irmã Flórida Mestag começou com uma atividade diferente, com a entrega pelo prefeito Luiz Fernando Machado de uma Menção Honrosa especial. A visita do chefe do Executivo, na manhã desta segunda-feira (27), à unidade escolar do Mato Dentro teve como objetivo cumprimentar os alunos, na semana em que o projeto “Água e Solo – Tamo Junto”, campeão da etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, irá competir na etapa internacional da mesma premiação.

Motivado pela solicitação das crianças para a recuperação do atual Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D’Água) e desassoreamento de nascentes do Rio Capivari, o projeto concorreu e venceu outros 800 inscritos na premiação promovida pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para iniciativas de sustentabilidade na gestão ambiental, social e de governança entre as escolas.

A visita foi um compromisso assumido pelo prefeito, durante agenda realizada no gabinete de governo, no início do mês, com a direção da escola. “Em Jundiaí, Cidade das Crianças, escutar as crianças é levado a sério. E foi a partir da participação delas, que identificaram um problema e somaram seus esforços com o do Poder Público que foi possível achar uma solução transformadora e de impacto na sociedade. Saímos daqui inspirados e desejando boa sorte para esta escola que é um modelo de transformação e participação”, comentou Luiz Fernando, que recebeu dos alunos Neli Amaral e Lorenzo Gama o Prêmio “Guardião da Lagoa”.

Neli e Lorenzo, representando os alunos da escola, e Kaike e Mariane, alunos à época, receberam a placa de menção honrosa, produzida no Fab Lab

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, também cumprimentou os educadores e alunos envolvidos. “Esta escola é um verdadeiro farol deste bairro, pois soube usar o conhecimento para iluminar a vida das pessoas. Por meio do “Desemparedamento da Escola”, vocês conseguiram transportar o conteúdo da sala de aula para experienciá-lo, vivenciá-lo e investigá-lo fora dela, transformando a vida das pessoas”.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, também elogiou o desempenho dos alunos e da equipe gestora. “É graças a vocês que Jundiaí é a Cidade das Crianças, pois vocês são um exemplo de como se achar solução para os problemas e mediação para os conflitos, uma verdadeira demonstração de como a escola pública pode ser transformadora”.

A diretora da unidade escolar, Tânia Vilela, falou das expectativas. “Como dizem as crianças, o que começou como uma brincadeira tornou-se uma iniciativa de transformação ambiental e social. Cuidar do planeta começa com os cuidados com o nosso bairro e estas crianças já entenderam como fazer a diferença em prol da sustentabilidade. E nossa participação no prêmio é a cereja do bolo”, comentou a diretora, acompanhada dos alunos Kaike dos Santos e Mariane Ferreira, atualmente dom 16 e 15 anos, e que estudavam no 5º ano na Emeb, em 2018, quando o projeto foi implementado.

Além dos alunos e equipe de educadores, também participaram da atividade na Emeb equipes das Unidades de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura.

Todos os alunos da escola participaram da atividade, realizada na manhã dessa segunda-feira (27)

Resultado
O vencedor da etapa internacional será conhecido nesta quinta-feira (30), em cerimônia da Premiação na Praia do Forte (Bahia), na qual a iniciativa jundiaiense concorre com outros dois projetos – um colombiano e um mexicano. A premiação desta etapa para o vencedor é no valor de R$ 25 mil, que se soma aos R$ 15 mil já recebidos durante a etapa nacional.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/28/criancas-da-emeb-florida-mestag-recebem-mencao-honrosa-por-revitalizacao-de-parque/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original