Agenda Cultural: Dezembro repleto de atrações já no primeiro final de semana

Publicada em 01/12/2023 às 11:06

Dezembro chegou e com ele algumas comemorações especiais acontecem na cidade, já que é o mês do aniversário de Jundiaí, do Teatro Polytheama e esse ano com a reabertura do Centro das Artes e a Sala Glória Rocha, sem falar na Exposição de Presépios e as atrações do Circuito Natal Luz https://jundiai.sp.gov.br/circuitonatalluz/

No primeiro final de semana o público poderá conferir já nesta sexta-feira (01), a partir das 19h a abertura das atrações do Natal Luz 2023. Basta conferir a programação https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/30/circuito-natal-luz-programacao-especial-no-centro-comeca-nesta-sexta-01/

Outras atrações culturais gratuitas para a população estarão acontecendo nos equipamentos da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Confira as ações em cada espaço cultural da cidade:

Fábrica das Infâncias Japy

No sábado (02), às 10h30, a apresentação de Duda Ohoe com a contação de história “A Serpente Delgadina”, um conto da tradição colombiana, um encontro entre uma jovem e uma serpente mágica transforma a realidade de um povoado inteiro. Contado com música ao vivo ao som da rabeca e bonecos confeccionados em tecidos e bordados, uma proposta apropriada para crianças a partir de 3 anos.

No domingo (03), às 10h30, apresentação da Cia. Inspirarte apresenta a contação de história “O Peixe Amigo”.  Dois viajantes que passam a vida andando e conhecendo diversos lugares pelo Brasil e, a cada parada, eles abrem a mala e contam uma história.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot

Neste sábado (02), das 10h às 21h, uma extensa programação gratuita estará acontecendo nos diversos espaços da Biblioteca. De aula de xadrez até comemoração do Dia do Escritor Jundiaiense, com contação de história, abertura de exposições e oficinas.

Também na Biblioteca o visitante poderá conferir a exposição: Cultural Afrofuturista – Resgatando o passado, projetando o futuro – 7ª ZumbiTECA, montada no Espaço Cyber. A curadoria da mostra é da equipe da biblioteca e pesquisa de Plínio Camilo.

A programação completa deste sábado na BNF pode ser consultada em https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/29/biblioteca-programou-diversas-acoes-gratuitas-para-o-sabado-02/

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados e feriados é das 10h às 17h.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A tradicional exposição de Presépios poderá ser conferida neste final de semana, sempre das 10h às 17h, com entrada gratuita

Exposição de Presépios uma tradição em Jundiaí e região

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

De lá também sairá o Expressinho de Natal para o público. A proposta é facilitar a ida das pessoas ao centro da cidade sem se preocupar com estacionamento, já que 550 vagas do estacionamento do Expressa estarão disponíveis. Confira como será o esquema https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/29/natal-luz-tera-estacionamento-e-onibus-gratuitos-para-atender-publico-do-centro/

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita.

Expressinho de Natal sairá do Espaço Expressa uma novidade este ano para o público

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin são uma excelente opção para o final de semana.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados.

Teatro Polytheama

Teatro Polytheama comemora 112 anos dia 14 de dezembro

Neste mês de dezembro o Teatro comemora seus 112 anos. Sendo assim uma extensa programação será desenvolvida já a partir deste primeiro final de semana. Confira em https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/30/vitrine-da-danca-e-classicos-em-movimento-sao-destaques-do-mes-de-aniversario-do-polytheama/

O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 162 – Centro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/01/agenda-cultural-dezembro-repleto-de-atracoes-ja-no-primeiro-final-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original