Programa Horta Urbana recebe menção honrosa em São Paulo

Publicada em 12/12/2023 às 09:57

No último final de semana, foi realizado o 6º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no auditório da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo. O programa Horta Urbana, realizado pela equipe do Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o apoio das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), ficou entre os cinco finalistas na categoria Iniciativa de Impacto na gestão pública em 2023.

Sylvia Angelini, diretora do Departamento de Urbanismo e autora da iniciativa, destaca a premiação: “o reconhecimento do trabalho de Jundiaí indica o potencial de impacto do programa, que se apresenta como uma solução simples para abordar de forma integrada vários desafios urbanos, como a insegurança alimentar, a urbanização crescente e a redução de áreas produtivas, as mudanças climáticas, o aumento nos problemas de saúde ligados ao estilo de vida e à nutrição inadequada da população, o número elevado de pessoas sem trabalho e ainda a necessidade de mais contato com a natureza dentro da cidade, por adultos e crianças”.

Os finalistas Sylvia Angelini (Jundiaí), Shirley Dantas (Sergipe), Renato Alves (CLP), Jean Mattos (Minas Gerais), Gustavo Azevedo (Rio Grande do Sul) e Rodrigo Zara (Minas Gerais)

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. “A missão principal do CLP é tornar o Brasil um país mais democrático, capaz de oferecer uma vida digna a todos. Esses líderes públicos são a nossa aposta como grandes agentes de mudança. Por isso, os tiramos de suas zonas de conforto, para que eles possam pensar e criar, com profundidade, planos e iniciativas para um Brasil mais justo para todos”, afirma Renato Alves, coordenador de Relações Públicas do CLP.

Para o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, após dois anos do programa Horta Urbana, os resultados são bastante satisfatórios: “Foram duas edições do curso de formação realizadas (julho e novembro de 2021), 33 alunos formados e aptos à participação no programa, 21 áreas concedidas oficialmente para uso agrícola por munícipes, 7 hortas em fase de produção ativa, 4 hortas em fase de implantação e 10 em fase de projeto, em áreas distribuídas por toda a cidade; um conjunto de moradores beneficiados em toda a cidade, uma parceria firmada com o SESC Jundiaí para a difusão de práticas sustentáveis nas hortas urbanas, adotando a área do bairro Fazenda Grande como referência de aprendizagem coletiva, onde agricultores, comunidade, poder público e terceiro setor vivenciam, na prática, os desafios e as possibilidades de expansão da iniciativa”.

Segundo Rita Stringari De Francesco, coordenadora do programa, além das hortas a serem implantadas, existe uma fila de espera para novos espaços: “Atualmente, 13 munícipes estão aguardando a próxima formação, condição para participação no programa. Nossa meta agora é dar escala às ações”, afirma.

Mais informações sobre o Programa Horta Urbana podem ser obtidas neste link: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/programas/hortas-urbanas/

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/12/programa-horta-urbana-recebe-mencao-honrosa-em-sao-paulo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original