Janeiro Branco alerta sobre a importância da saúde mental
Publicada em 02/01/2024 às 12:50O ano começa com um chamado para a conscientização e promoção da saúde mental. A campanha Janeiro Branco, que chega a sua 11ª edição, traz em 2024 o tema: “Saúde Mental enquanto há tempo!”. Em Jundiaí, a população tem atendimento integral a partir da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Atenção Básica.
“Iniciamos o ano com essa importante campanha que estimula o autocuidado e a atenção ao cuidado emocional, ressaltando a importância de investirmos para além de ações curativas. É fundamental compreendermos que o cuidado com a nossa saúde mental envolve a adoção de hábitos para a qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos e de hobbies terapêuticos, o autoconhecimento, a nossa abertura a novos conhecimentos, a espiritualidade saudável e o contato com a natureza”, afirma a apoiadora institucional da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, psicóloga Adriana Carvalho Pinto.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. No Município, em 2023, os atendimentos na RAPS tiveram um aumento de 28,8%, em comparação ao ano anterior. Os casos de depressão e ansiedade foram responsáveis pela maioria dos atendimentos.
A psicóloga destaca que os as pessoas não devem hesitar ao perceber sinais para buscar auxílio. “É cada dia mais necessário prestarmos atenção aos nossos próprios sentimentos. Precisamos nos conhecer e nos cuidar de maneira integral. À medida que identificamos sensações como tristeza e medo recorrentes, desânimo, sensação de apreensão, devemos buscar pela avaliação de um profissional de saúde, que auxiliará na compreensão desses sentimentos, conduzindo ao tratamento mais adequado”, ressalta Adriana.

Atendimento
Na cidade, o atendimento nos serviços da RAPS ocorre por livre demanda, sem a necessidade de encaminhamento ou agendamento. A pessoa, ao perceber alguma dificuldade que gere uma necessidade de avaliação, pode procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde (UBS), Nova UBS ou Clínica da Família mais próxima de sua residência ou os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). CONFIRA OS ENDEREÇOS
Jundiaí também oferta cuidados a partir das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecidas nos serviços da Atenção Básica. “Além das ações tradicionalmente realizadas que vão do acolhimento ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico, aos grupos Terapêuticos, oficinas, entre outros, a rede municipal de saúde oferta atividades como artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, que representam importantes ferramentas de promoção de saúde mental. Para participar, basta o usuário verificar a programação junto à sua unidade referência”, acrescenta a psicóloga.
Ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde e CAPS contarão com atividades alusivas ao tema, a fim de fortalecer a necessidade de autocuidado à população em geral. A programação pode ser conferida nos equipamentos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
-
14/02/2025
Febre Amarela: equipes percorrem mais quatro bairros para vacinar a população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original