Hortas Urbanas promovem sustentabilidade e integração comunitária em Jundiaí

Publicada em 18/07/2025 às 10:15

O Programa Horta Urbana, da Prefeitura de Jundiaí, transforma terrenos públicos ociosos em espaços produtivos e sustentáveis, incentivando hábitos alimentares mais saudáveis, a geração de renda e o contato com a natureza. Instituído pelo Decreto nº 30.050, de 2021, o programa já conta com 11 hortas espalhadas pela cidade, beneficiando diretamente a população, especialmente em situação de vulnerabilidade social.

As Hortas Urbanas de Jundiaí transformam terrenos ociosos em espaços produtivos, com alimentos frescos, ações educativas e geração de renda para a comunidade

“As hortas já instaladas na cidade estão agora passando pelo processo de avaliação, com base nos indicadores do programa, no sentido de verificar a necessidade de melhorias e aperfeiçoamento do formato aplicado, incluindo a melhoria nas relações intersetoriais com as demais Unidades de Gestão envolvidas”, explica Viviane de Cassia Olivatto Galiano, diretora do Departamento de Urbanismo e responsável pelo Programa Horta Urbana na UGPUMA.

Um exemplo é a Horta Urbana do Jardim Guanabara, na rua Norivaldo Martins da Silva, que desde sua inauguração tornou-se referência de integração comunitária. O espaço, cultivado sem agrotóxicos, oferece uma diversidade de verduras, hortaliças e plantas alimentícias não convencionais (PANCs), além de cursos e atividades em parceria com a EMEB Nelson Álvaro Figueiredo Brito e a UBS do bairro.

“A horta urbana do Jardim Guanabara é um equipamento muito importante na promoção de saúde. Tanto pela produção de verduras frescas e sem agrotóxicos, estimulando uma alimentação saudável, como pelo convívio social e o bem-estar de mexer com a terra. É uma parceira muito importante para nós da UBS Guanabara, pois também temos lá canteiros medicinais, que enriquecem ainda mais nossos grupos educativos, com oficinas de chás e outras formas de tratar problemas de saúde, além do uso de medicamentos”, destaca Taís Regina Bengtson, gerente da UBS Jardim Guanabara.

O programa estimula hábitos saudáveis e aproxima a população da natureza

“Quando me convidaram para participar, eu estava em um momento muito difícil da vida. Mas esse espaço me devolveu o ânimo. Mexer na terra é uma terapia, a gente planta, colhe e ainda conversa com as plantas. Para mim, é uma missão que Deus colocou nas minhas mãos”, conta emocionada Luiza Espedita Gomes, uma das permissionárias da horta.

A rotina de cuidados é intensa: carpir, preparar os canteiros, fazer mudas e acolher a comunidade que busca os produtos frescos ou participa das feiras aos sábados. “É gratificante ver o movimento de pessoas do bairro e de outras regiões. Já vieram clientes do Cecap e até do Bonfiglioli. Além das vendas, a horta virou um ponto de encontro para cursos e ações com grupos como pacientes em tratamento de câncer e catequizandos”, relata Josilena Cenachi Ramalho, que também atua como permissionária.

Além de melhorar a segurança alimentar e oferecer alternativas de trabalho, o programa também favorece o bem-estar emocional dos envolvidos. “Aqui é o meu refúgio. Percebi que não consigo mais viver sem essa rotina. Esse espaço nos deu força para seguir em frente”, completa Josilena.

Josilena e dona Luiza são as permissionárias da Horta Urbana do Jardim Guanabara

Hortas Urbanas pela cidade

Atualmente, são 11 hortas urbanas do programa, localizadas nos seguintes endereços:

  1. Fazenda Grande – Rua Daniel da Silva, em frente ao n° 460.
    Permissionária: Célia Fernandes Micheloti
  2. Jardim do Lago – Rua Luiz de Oliveira Arruda, em frente ao n° 344.
    Permissionário: Ailton Ramos dos Santos
  3. Anhangabaú – Av. Dona Manoela Lacerda Vergueiro, ao lado do nº 171.
    Permissionário: Mauro Orlando Baptista
  4. Jardim Guanabara – Rua Norivaldo Martins da Silva, ao lado do nº 161.
    Permissionária: Luiza Expedita Gomes
  5. Cecap – Rua Uva Diamante Negro, s/n. Morada das Vinhas.
    Permissionário: Renato Camargo
  6. Novo Horizonte – Rua Benedito Cucharo, ao lado do nº 271.
    Permissionária: Maria Oliveira
  7. Novo Horizonte – Rua Felizardo Silvestre, ao lado do nº 291.
    Permissionário: Juraci Batista Gomes
  8. Jardim do Lago – Rua Medina Pinto Bento, ao lado do nº 212.
    Permissionário: José Aparecido Pinto Pinheiro
  9. Jardim Pacaembu – Av. dos Imigrantes Italianos, esquina com R. Antônio Zandona.
    Permissionário: Agno Rogério da Silva
  10. Alvorada – Rua Dr. Tolmino Martini, ao lado do nº 314.
    Permissionário: Elvis Barbosa Lima
  11. Jardim Pacaembu – Rua Bragança Paulista, em frente ao nº 547.
    Permissionário: Vinicius Camillo
Na Horta Urbana do Jardim Guanabara, moradoras cultivam alimentos sem agrotóxicos e fortalecem vínculos com a comunidade

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da Prefeitura: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/programas/hortas-urbanas/.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/18/hortas-urbanas-promovem-sustentabilidade-e-integracao-comunitaria-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original