Hortas Urbanas promovem sustentabilidade e integração comunitária em Jundiaí
Publicada em 18/07/2025 às 10:15O Programa Horta Urbana, da Prefeitura de Jundiaí, transforma terrenos públicos ociosos em espaços produtivos e sustentáveis, incentivando hábitos alimentares mais saudáveis, a geração de renda e o contato com a natureza. Instituído pelo Decreto nº 30.050, de 2021, o programa já conta com 11 hortas espalhadas pela cidade, beneficiando diretamente a população, especialmente em situação de vulnerabilidade social.

“As hortas já instaladas na cidade estão agora passando pelo processo de avaliação, com base nos indicadores do programa, no sentido de verificar a necessidade de melhorias e aperfeiçoamento do formato aplicado, incluindo a melhoria nas relações intersetoriais com as demais Unidades de Gestão envolvidas”, explica Viviane de Cassia Olivatto Galiano, diretora do Departamento de Urbanismo e responsável pelo Programa Horta Urbana na UGPUMA.
Um exemplo é a Horta Urbana do Jardim Guanabara, na rua Norivaldo Martins da Silva, que desde sua inauguração tornou-se referência de integração comunitária. O espaço, cultivado sem agrotóxicos, oferece uma diversidade de verduras, hortaliças e plantas alimentícias não convencionais (PANCs), além de cursos e atividades em parceria com a EMEB Nelson Álvaro Figueiredo Brito e a UBS do bairro.
“A horta urbana do Jardim Guanabara é um equipamento muito importante na promoção de saúde. Tanto pela produção de verduras frescas e sem agrotóxicos, estimulando uma alimentação saudável, como pelo convívio social e o bem-estar de mexer com a terra. É uma parceira muito importante para nós da UBS Guanabara, pois também temos lá canteiros medicinais, que enriquecem ainda mais nossos grupos educativos, com oficinas de chás e outras formas de tratar problemas de saúde, além do uso de medicamentos”, destaca Taís Regina Bengtson, gerente da UBS Jardim Guanabara.

“Quando me convidaram para participar, eu estava em um momento muito difícil da vida. Mas esse espaço me devolveu o ânimo. Mexer na terra é uma terapia, a gente planta, colhe e ainda conversa com as plantas. Para mim, é uma missão que Deus colocou nas minhas mãos”, conta emocionada Luiza Espedita Gomes, uma das permissionárias da horta.
A rotina de cuidados é intensa: carpir, preparar os canteiros, fazer mudas e acolher a comunidade que busca os produtos frescos ou participa das feiras aos sábados. “É gratificante ver o movimento de pessoas do bairro e de outras regiões. Já vieram clientes do Cecap e até do Bonfiglioli. Além das vendas, a horta virou um ponto de encontro para cursos e ações com grupos como pacientes em tratamento de câncer e catequizandos”, relata Josilena Cenachi Ramalho, que também atua como permissionária.
Além de melhorar a segurança alimentar e oferecer alternativas de trabalho, o programa também favorece o bem-estar emocional dos envolvidos. “Aqui é o meu refúgio. Percebi que não consigo mais viver sem essa rotina. Esse espaço nos deu força para seguir em frente”, completa Josilena.

Hortas Urbanas pela cidade
Atualmente, são 11 hortas urbanas do programa, localizadas nos seguintes endereços:
- Fazenda Grande – Rua Daniel da Silva, em frente ao n° 460.
Permissionária: Célia Fernandes Micheloti - Jardim do Lago – Rua Luiz de Oliveira Arruda, em frente ao n° 344.
Permissionário: Ailton Ramos dos Santos - Anhangabaú – Av. Dona Manoela Lacerda Vergueiro, ao lado do nº 171.
Permissionário: Mauro Orlando Baptista - Jardim Guanabara – Rua Norivaldo Martins da Silva, ao lado do nº 161.
Permissionária: Luiza Expedita Gomes - Cecap – Rua Uva Diamante Negro, s/n. Morada das Vinhas.
Permissionário: Renato Camargo - Novo Horizonte – Rua Benedito Cucharo, ao lado do nº 271.
Permissionária: Maria Oliveira - Novo Horizonte – Rua Felizardo Silvestre, ao lado do nº 291.
Permissionário: Juraci Batista Gomes - Jardim do Lago – Rua Medina Pinto Bento, ao lado do nº 212.
Permissionário: José Aparecido Pinto Pinheiro - Jardim Pacaembu – Av. dos Imigrantes Italianos, esquina com R. Antônio Zandona.
Permissionário: Agno Rogério da Silva - Alvorada – Rua Dr. Tolmino Martini, ao lado do nº 314.
Permissionário: Elvis Barbosa Lima - Jardim Pacaembu – Rua Bragança Paulista, em frente ao nº 547.
Permissionário: Vinicius Camillo

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da Prefeitura: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/programas/hortas-urbanas/.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/07/2025
Prefeitura reforça proteção ambiental com novos EPIs para combate a incêndios na cidade
-
10/07/2025
Jundiaí terá representante na 6ª Conferência Nacional das Cidades em Brasília
-
24/06/2025
Jundiaí promove capacitação gratuita contra incêndios florestais
-
08/06/2025
Jundiaí sedia workshops sobre resfriamento urbano e transição energética na Semana do Meio Ambiente
Baixe as fotos desta notícia na resolução original