Desenvolve+ amplia oportunidades com foco em empregabilidade
Publicada em 12/09/2025 às 14:00A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SMDECT), avança nas ações do Programa Desenvolve+. Agora, o destaque é para o eixo Emprega+, voltado à empregabilidade, à inclusão produtiva e à qualificação da mão de obra local, em parceria com empresas e instituições de ensino.

O objetivo é conectar trabalhadores e empregadores, reduzindo o tempo de recolocação profissional e ampliando o acesso da população ao mercado de trabalho. Além da intermediação de vagas, o eixo também promove políticas inclusivas, priorizando oportunidades para jovens, mulheres, 50+, pessoas com deficiência e grupos em situação de vulnerabilidade.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, o programa mostra o compromisso de Jundiaí com um desenvolvimento econômico alinhado ao desenvolvimento humano. “O Emprega+ é um dos pilares mais importantes do Desenvolve+, porque conecta oportunidades reais às pessoas, promove inclusão produtiva e garante que o crescimento de Jundiaí aconteça com qualidade de vida e geração de renda para todos”, afirmou.

Entre as iniciativas do eixo estão:
- Emprego da Gente nos Bairros, que leva mensalmente vagas de emprego e qualificação diretamente às comunidades, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a TVTEC Jundiaí;
- Ações de Empregabilidade nos CRAS, que aproximam as vagas de emprego das famílias atendidas pela rede socioassistencial, com apoio da UGADS;
- Inclusão Produtiva de Pessoas com Deficiência (PcD), com destaque para Jundiaí, que já ocupa a 8ª posição no Estado de São Paulo em contratações de PcDs, segundo o Novo CAGED.
A diretora de Comércio e Serviços, Cida Gibrail, reforça a importância da abordagem inclusiva. “Estamos ampliando o acesso da população às vagas de emprego, com atenção especial aos grupos em vulnerabilidade. O Emprega+ tem a missão de aproximar as empresas dos trabalhadores e criar condições para que mais pessoas tenham acesso ao mercado formal”, explicou.

Apoio ao empreendedor
O eixo Emprega+ também integra ações de apoio a vagas para microempreendedores individuais (MEIs) da cidade que desejam contratar funcionários, unificando esforços com o eixo +Negócios.
A secretária adjunta da SMDECT, responsável pelo eixo +Negócios, Bruna Lazarini, destaca a importância desse suporte: “É essencial para impulsionar o crescimento de Jundiaí, não apenas conectando trabalhadores a oportunidades, mas também auxiliando os microempreendedores individuais (MEIs) da cidade a expandirem seus negócios e gerarem mais empregos. Estamos criando um ambiente propício para o desenvolvimento local e a inclusão produtiva, garantindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades,” explicou.

Hub de desenvolvimento local
Todas essas ações se consolidam no Portal Jundiaí Empreendedora e no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping (piso G3), que funcionam como um verdadeiro hub de desenvolvimento local. O serviço reúne tecnologias, pessoas, negócios, inovação, qualificação profissional e apoio institucional em um só lugar, com atendimento humanizado e gratuito para trabalhadores, empresas, startups e microempreendedores.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
02/10/2025
1ª Expo ESG será realizada em outubro no Parque da Uva
-
01/10/2025
Espaço Jundiaí Empreendedora abre vagas do programa ‘Performance Empreendedora’ para empreendedores 60+
-
30/09/2025
Vagas de emprego para idosos reforçam inclusão no mercado de trabalho em Jundiaí
-
27/09/2025
Eixo Inova+ impulsiona Jundiaí rumo ao selo de Cadeia Produtiva Local em Tecnologia
Baixe as fotos desta notícia na resolução original