Feira do Bem promove segurança alimentar e fortalecimento comunitário entre idosos de Jundiaí

Publicada em 22/10/2025 às 12:00

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), lançou no início de outubro o programa Feira do Bem, uma iniciativa inovadora que une segurança alimentar, valorização da agricultura familiar e fortalecimento de vínculos comunitários. O lançamento ocorreu no dia 3 de outubro, durante o encerramento da Semana do Idoso, e desde então a feira já está em funcionamento nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de diferentes regiões da cidade.

Na última sexta-feira (17), cerca de 30 idosos do CRAS Nordeste, que abrange a região do São Camilo, participaram da ação. Já nesta segunda-feira (20), o CRAS Leste recebeu mais 20 idosos. Ao longo da semana, a feira também passará na Casa Azul, Jardim Fepasa e pelo CRAS Central, atendendo aproximadamente 30 idosos em cada unidade. Na próxima semana, será a vez dos CRAS Norte e Oeste, totalizando cerca de 250 idosos atendidos nesta primeira rodada do programa.

Feira do Bem, une segurança alimentar, valorização da agricultura familiar e fortalecimento de vínculos comunitários

Voltada especialmente aos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que são acompanhados pelos CRAS e demais serviços da rede socioassistencial, a Feira do Bem conecta a participação nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos — como oficinas, cursos e atividades comunitárias — ao acesso a alimentos saudáveis e de qualidade.

Os idosos recebem a moeda social Japi sempre que participam de atividades propostas pelos CRAS. A moeda têm valor simbólico e pode ser utilizada para realizar compras na feira, servindo como um instrumento de valorização da participação social e da inclusão comunitária, e sua aplicação na Feira do Bem representa um passo importante na construção de políticas públicas inovadoras em Jundiaí.

Os produtos comercializados são adquiridos de agricultores familiares da região, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mantido em convênio com o governo federal. Assim, o programa cria um ciclo virtuoso: promove segurança alimentar entre os idosos, fortalece a agricultura familiar e movimenta a economia local.

Os produtos comercializados são adquiridos de agricultores familiares da região
Moedas sociais Japi, que têm valor simbólico e podem ser utilizadas para realizar compras na feira.

Com caráter itinerante, a Feira do Bem será realizada mensalmente em diferentes territórios da cidade, aproximando-se da população atendida e ampliando o alcance das políticas de segurança alimentar e inclusão social.

“A Feira do Bem é uma ação inovadora que conecta segurança alimentar, inclusão e fortalecimento comunitário. Além de garantir acesso a alimentos saudáveis e de qualidade para os idosos, valoriza a participação deles nos serviços socioassistenciais e promove um ciclo virtuoso que também beneficia a agricultura familiar da nossa região. É uma iniciativa que traduz, na prática, o compromisso da Prefeitura de Jundiaí em cuidar das pessoas, fortalecendo vínculos e promovendo qualidade de vida,” destacou a secretária da SMADS, Luciane Mosca.

A Feira do Bem é mais do que uma feira: é um instrumento de valorização da pessoa idosa, de fortalecimento dos laços comunitários e de promoção da dignidade e da qualidade de vida em Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/10/22/feira-do-bem-promove-seguranca-alimentar-e-fortalecimento-comunitario-entre-idosos-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original