Oficinas convidam para experiência de transformação urbana
Publicada em 30/07/2015 às 12:16Oficinas abertas ao público na manhã desta sexta-feira (31), na praça Ruy Barbosa, e na manhã deste sábado (1º), na praça Governador Pedro de Toledo, oferecem a oportunidade de como entender e transformar os espaços públicos que em anos recentes sofreram uma degradação de seus valores para a comunidade. A iniciativa é do projeto Urbanismo Caminhável.
A primeira, nesta sexta-feira (31), está marcada das 9h30 às 12h na praça Ruy Barbosa, do antigo Largo do Pelourinho, e chama-se Estudando o Espaço Público, e vai mostrar métodos contemporâneos de urbanismo no exercício de análise do comportamento e da dinâmica das pessoas em espaços públicos.
LEIA TAMBÉM
Centro histórico recebe ‘acupuntura’ de estudantes
Crianças redescobrem um ‘centro histórico caminhável’
Para participar, basta comparecer na praça que abriga o centenário Gabinete de Leitura Ruy Barbosa e paradas de ônibus intermunicipais, além de já ter contado com um quartel militar e referências nostálgicas do século 20, como o fliperama Le Coq ou o bar Groovy´s.
Já a segunda atividade, neste sábado (1º), está marcada das 10h às 12h na praça Governador Pedro de Toledo, do antigo Largo da Matriz, onde está sediado o contêiner-oficina do projeto e chama-se Marcenaria Urbana – Calçadões.
Com pranchas de pinus autoclavado e equipamentos como furadeiras, serras e parafusadeiras, a oficina vai produzir mobiliário urbano a exemplo dos bancos e mesas criados em oficinas anteriores e que aumentaram o uso da praça para convivência e não apenas como fluxo. Com foco agora no calçadão.
O projeto Urbanismo Caminhável é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e implementado por um coletivo formado pelo Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain (it). Seus custos são uma contrapartida para a cidade de empreendimento privado, no caso da empresa Fatto, dentro do mecanismo de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) implementado na gestão do prefeito Pedro Bigardi. É parte das políticas municipais de reabilitação do Centro Histórico e também de discutir tendências contemporâneas do urbanismo para pessoas em Jundiaí.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ
- 
				 03/02/2025 
				
					 Obras do prolongamento da Avenida Frederico Ozanan avançam com duplicação de túnel Obras do prolongamento da Avenida Frederico Ozanan avançam com duplicação de túnel
- 
				 22/12/2024 
				
					 Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
- 
				 19/06/2024 
				
					 COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
- 
				 06/04/2024 
				
					 Em manhã de festa, moradores do Jardim Fepasa ganham duas novas áreas de lazer Em manhã de festa, moradores do Jardim Fepasa ganham duas novas áreas de lazer
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


