Secretário recebe alunos da Faculdade de Saúde Pública da USP
Publicada em 26/08/2015 às 17:09Um grupo de alunos do 3º ano do curso de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (Usp), esteve, nesta quarta-feira (26), em Jundiaí, para conhecer os processos de regulação e a estrutura da Secretaria de Saúde. Os alunos foram recebidos pelo secretário, Luís Carlos Casarin.
O curso de graduação em Saúde Pública foi criado recentemente e a Usp vai formar sua primeira turma neste ano. Até então, as opções eram pós-graduação ou especialização na área. “Em qualquer gestão, hoje, cabe um profissional especializado em saúde pública”, destacou o secretário.
LEIA TAMBÉM
Saúde faz integração especial para novos servidores
Guarda Municipal faz ação no Programa ‘Crack, É Possível Vencer’
Com ações nos bairros, Semana do Idoso começa no dia 17 de setembro
O secretário-adjunto de Saúde, Antônio Roberto Stivalli; o diretor de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle (Daca), Tiago Texera; a coordenadora da Atenção Básica e Especializada, Camila Padula; e a enfermeira Fabiana Barreti de Alcântara, que atua na Daca, também participaram do bate-papo com os alunos.
O secretário falou um pouco sobre o modelo atual de gestão da Secretaria de Saúde. “Acreditamos que a gestão da saúde pública deve ser compartilhada. Por isso, montamos um colegiado que toma as decisões em conjunto”, destacou.
Outro ponto importante, frisou Casarin, foi trazer para a cidade o debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos buscando valorizar a atenção básica. Nossa proposta é implementar um novo modelo de saúde pública na cidade.”
Os alunos também conheceram de perto como funciona o sistema de regulação da Secretaria de Saúde e visitaram o Núcleo Integrado de Saúde (NIS), que fica no Anhangabaú.
A professora do curso de graduação Marília Louvison, também presidente da Associação Paulista de Saúde Pública, acompanhou o grupo e explicou que um dos objetivos da visita é conhecer os desafios da gestão do SUS. “Em especial, a construção dos processos regulatórios e as redes de atenção do SUS”, frisou.
Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original