Semana do Idoso: atividades movimentam unidades de saúde

Publicada em 21/09/2015 às 17:33

Na UBS Eloy Chaves, um grupo de idosos participou, nesta segunda-feira (21) pela manhã, de uma palestra sobre envelhecimento saudável, com o clínico geral e geriatra Marcelo Romano. Para ele, o importante é preservar a longevidade funcional. “Temos de buscar envelhecer saudável e independentemente”, resumiu.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA POR DATA E POR LOCAL

O médico Marcelo Romano falou sobre qualidade de vida

O médico Marcelo Romano falou sobre qualidade de vida

Para isso, as dicas do médico são praticar atividade física, ter boa alimentação, práticas saudáveis, afastar a depressão e a tristeza, e não descuidar da saúde, com acompanhamento médico.

Dicas levadas a sério pelos integrantes da Associação Grupo Feliz Idade, que participam ativamente das atividades promovidas pela entidade e também pela unidade de saúde. “O importante é envelhecer com saúde. Ações como essa são ótimas e sempre participo. Parece que o assunto é batido, mas tem muita gente que não sabe o que fazer para ter mais qualidade de vida”, disse a aposentada Elvira Soares de Oliveira Souza, de 67 anos.

Grande incentivadora da atividade física na terceira idade, Elvira atualmente é presidente do Grupo Feliz Idade. “Temos atividades todos os dias. Nosso objetivo é promover o envelhecimento com saúde. E essa semana temos mais as atividades aqui na unidade de saúde.”

LEIA MAIS
Semana do Idoso: programação nos bairros segue até dia 30

Um dos destaques da programação da Semana do Idoso na UBS Eloy Chaves é a sessão de cinema nesta terça-feira (22) à tarde. Estão programados ainda uma tarde de prêmios, na quarta-feira (23); manhã no parque com caminhada e café da manhã e oficina do sabor, na quinta-feira (24); e o baile de encerramento, na sexta (25), às 13h.

“Tudo isso só é possível pela coesão da equipe. Todos se envolveram nesse evento. Os agentes comunitários foram buscar doações na comunidade. E esse público é muito ativo aqui no bairro. Para nós é muito importante e gratificante promover essas atividades”, resumiu o gerente da UBS Eloy, Paulo César Fernandes Coelho.

Além da UBS Eloy Chaves, as unidades Retiro, Caxambu, Anhangabaú, Novo Horizonte, Vila Esperança, São Camilo, Tulipas, Rui Barbosa, Parque Centenário e Morada das Vinhas promoveram atividades nesta segunda-feira. Já a equipe da Secretaria de Esportes promoveu um torneio de jogos de mesa na Associação dos Aposentados.

Nesta terça-feira (22), haverá atividades nas unidades: Rui Barbosa, Vila Ana, Eloy Chaves, Anhangabaú, São Camilo, Morada das Vinhas, Novo Horizonte, Tulipas, Vila Rami, Vila Aparecida, Retiro e Rio Branco. Estão programados café com zumba, palestras e oficinas sobre memória, sexualidade, dor e quedas, atividade física e caminhada, café da manhã e bingo, orientação de medicamentos, sarau, massagem, apresentação teatral e sessão de cinema.

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/21/semana-do-idoso-atividades-movimentam-unidades-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original