Escola do Medeiros recebe museu de Tonico e Tinoco
Publicada em 16/06/2016 às 15:46A história de uma das duplas caipiras considerada das mais importantes da música brasileira está sendo conhecida em detalhes pelos alunos da escola municipal Aparecida Merino Elias, no Medeiros. Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), a Emeb recebe o museu itinerante “Tonico e Tinoco.” A visitação é aberta à comunidade, das 10h às 16h30.
LEIA MAIS
Centro de Convivência e Geração de Renda é lançado
Coordenadoria de Bem-Estar Animal amplia política pública para “pets”
Centro Municipal de Línguas divulga lista de sorteados para cursos de idiomas
Além de discos lançados ao longo dos 60 anos de carreira da dupla, a mostra conta com peças como camisas, botas, revistas, fotografias, placas de homenagem e um violão de 1950. Quem também viaja com o museu é o filho de Tinoco, Zeka Perez, que começou a acompanhar a dupla aos 9 anos de idade. Ele é quem contou, nesta quinta-feira, detalhes aos alunos sobre os artistas e como nasceram algumas músicas.
“Dizem que ‘Moreninha Linda’ foi uma namorada de um deles, mas o que tem de concreto é que Tonico conheceu uma moça fazendeira, em Goiás, e ficou muito apaixonado. Mas não pôde ficar com ela porque não queria largar a dupla. Daí, surgiu a canção Goaiana’”, contou Zeka, sob o olhar atendo dos estudantes, que não o pouparam de perguntas.
Encantada, Eduarda Hotovy Jon, de 9 anos, comentou em poucas palavras o quanto gostou do evento. “Nossa. Estou achando tudo muito legal. Eu vou dançar a música deles: ‘Na Beira do Tuia’. Não vejo a hora.”
Projeto
De acordo com a diretora da unidade, Vasti Ferrari Marques, o evento integra um dos projetos da escola. “Para a nossa festa junina, fomos buscar elementos da cultura brasileira e, neste ano, escolhemos o tema ‘Eita Merino Bão’, alusão a uma novela que se relaciona com o conto de Voltaire: “Cândido”, e também escolhemos a dupla Tonico e Tinoco para homenagear por meio das danças. As crianças estudaram a biografia da dupla e conseguimos trazer o museu para complementar o trabalho.”
Para o filho de Tinoco, o contato com a Emeb e os alunos foi gratificante. “É a primeira vez que trago o museu para uma escola. Foi muito gratificante interagir com as crianças e saber que a molecada conhece a história deles”, ressaltou Zeka.
A festa junina da unidade será dia 25, das 15h às 21h. A escola fica na rua José Gothardo, 531.
Roberta de Sá
Fotos: Paulo Grégio
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original