Evento celebra os 34 anos de tombamento da Serra do Japi

Publicada em 08/03/2017 às 18:00

A Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente promoveu, na tarde desta quarta-feira (8), um ciclo de palestras para celebrar os 34 anos de tombamento da Serra do Japi. O objetivo do evento foi ressaltar a importância do ecossistema para a qualidade de vida da cidade e a sua biodiversidade, que serve de campo de pesquisa para vários especialistas em Meio Ambiente.

Na abertura do evento, o prefeito Luiz Fernando Machado lembrou que a Serra do Japi é “o verdadeiro patrimônio” de Jundiaí e, por isso, o trabalho de preservação merece ser elogiado e apoiado. “Tenho um profundo respeito por quem atua diretamente na preservação da área. O patrimônio ambiental é, sem dúvida, o mais importante para uma cidade”, disse.

LEIA TAMBÉM
Homenagem no Parque da Uva marca o Dia da Mulher
Prefeito recebe pró-reitor do Instituto Federal de São Paulo e professores

Luiz Fernando destacou a importância de se preservar o patrimônio ambiental

A primeira palestra foi comandada por Patrícia Regina Polli, representante da Associação dos Monitores Ambientais, que apresentou números sobre a visitação do local e explicou como funciona o programa de visitas monitoradas. “São realizados, em média, 64 visitas monitoradas por fim de semana. É um trabalho relevante que é feito há 18 anos”, ressaltou.

O gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello, destacou a importância do programa de visitas monitoradas como ferramenta de apoio à preservação da serra. “Os monitores trabalham com foco na educação ambiental dos visitantes e isso ajuda muito, uma vez que muitas pessoas que participam das visitas organizadas acabam se interessando mais pela preservação do espaço”, afirmou.

O Ciclo de Palestras contou, ainda, com uma explanação sobre o “Inventário das espécies vertebradas da Reserva Biológica”, um trabalho de observação, por meio de cinco câmeras, das espécies que habitam o ecossistema. A homenagem foi realizada na Unidade de Desenvolvimento Municipal (Viveiro Municipal).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/08/evento-celebra-os-34-anos-de-tombamento-da-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original