Jundiaí 364 anos: Prefeitura entrega a revitalização do Centro de Convivência do Idoso
Publicada em 09/12/2019 às 19:34O prefeito Luiz Fernando Machado entregou, na tarde desta segunda-feira (09), a revitalização do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Cidade Administrativa. A entrega faz parte da programação em comemoração pelos 364 anos de Jundiaí e foi realizada um dia após o Município receber do governo do Estado de São Paulo o Selo Pleno do Programa SP Amigo do Idoso.
O prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou os índices favoráveis do Município que, de acordo com a Fundação SEADE, tem atualmente mais de 67 mil habitantes com mais de 60 anos. E no ano passado, o Município se destacou como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, em uma pesquisa realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Luiz Fernando destacou que tais qualidades permitiram à cidade ganhar mais um reconhecimento, ao receber, do Governo Estadual, o Selo Pleno do SP Amigo do Idoso. “É com alegria que entregamos a revitalização do CCI, estimulando o envelhecimento saudável, reforçando que desenvolvimento e qualidade de vida devem caminhar juntos”, ressaltou.
Desativado desde fevereiro de 2016, o prédio ficou sem atividades até a instalação do CCI nos últimos meses. Com o fechamento à época, o serviço lá prestado, na modalidade “Centro Dia” (ou creche do idoso), foi transferido para a Cidade Vicentina, sendo ainda assim custeado pela Prefeitura.
Para a reforma completa e adaptação do prédio para o serviço, no valor de cerca de R$ 250 mil, foram custeadas pela empresa Ambev, com recursos destinados em dezembro de 2016 ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Fumdipi) e destinação aprovada pelo Comdipi em julho de 2017.
A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Nádia Taffarello Soares, externou a importância do passado para a construção do futuro. “Quis nesta tarde homenagear três pessoas fundamentais para este espaço. São elas a senhora Marialice Fossen, primeira-dama e responsável pela Assistência Social à época da inauguração da antiga creche do idoso; a Célia Marques, diretora à época; e o senhor Milton Calzavara, que, enquanto presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), articulou com a UGADS a destinação do Fundo Municipal para as reformas do prédio”.
As amigas do Jardim Santa Gertrudes Heide Crespo, de 77 anos, e Lídia da Silva, de 70, fizeram questão de prestigiar a festa. “Esta é só a quarta vez que participo das atividades, mas certamente serei uma frequentadora. Danço desde muito jovem e este baile com o Toninho Clareti é sempre um sucesso”, comemora Heide.
As alunas da oficina de voluntárias de bordado Lourdes Castaldo, Maria Sanches, Thereza Dias e Vera Nascimento expuseram orgulhosas o fruto do trabalho. “Já fizemos entregas no Cras Novo Horizonte e no Hospital Universitário. É um prazer poder fazer o bem. Quem quiser doar lã e os demais itens para os kits pode colaborar muito com nosso grupo”, sugere Nilza.
Como o trabalho desenvolvido envolve dois equipamentos da UGADS, o programa foi carinhosamente batizado de “Da Assistência para a Assistência”. Os kits contêm roupas e mantas confeccionadas nas oficinas, além de fraldas e outros itens de higiene.
Também participaram da solenidade a presidente do Comdipi, Teresa Borçari; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Faouaz Taha; o assessor de Políticas para o Idoso da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Vitório Ângelo Durigati, e outras autoridades.
Ao longo do dia, foram realizadas diversas atividades culturais e intervenções artísticas para todas as idades, além da montagem de uma Rua de Brincar do programa Cidade das Crianças e atividade oferecida pela TVTEC. A bateria da Escola de Samba Leões da Hortolândia encerrou a programação.
Serviço
O CCI fica na avenida Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa, próximo ao Terminal Hortolândia. Com capacidade para até 300 pessoas, o espaço oferece como atividades oficinas de Kendô, Maracatu, Meditação e Orientação Psicológico, Bordado, Massagem Terapêutica, Yoga, confecção de cordão de óculos, Artesanato, Técnicas de Pintura e Desenho, Dança Cigana, Ginástica Corporal, Alongamento, Oficina da Memória, Violão e outros.
Além do CCI, o Centro de Referência do Idoso (Criju), localizado no Complexo Argos, e Criju Itinerante nos bairros também oferecem atividades voltadas aos idosos do Município.
Os interessados em participar devem ter mais de 60 anos, residir em Jundiaí e, para a inscrição, devem ir pessoalmente aos equipamentos munidos de CPF, RG, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se tiver, também o número do NIS (emitido pelo Cadastro Único). Mais informações e horários de realizações das oficinas podem ser obtidos pelos telefones (11) 4587-4664 (Criju) e 4521-6984 (CCI).
Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
18/11/2024
“Mês do SUAS” vai fortalecer políticas socioassistenciais
-
14/11/2024
Conselho de Assistência Social abre inscrições para novos integrantes
-
12/11/2024
Jundiaí ganha destaque na América do Sul com iniciativa social pioneira
Baixe as fotos desta notícia na resolução original