Biblioteca Comunitária abre as portas no Jardim Fepasa
Publicada em 04/07/2024 às 17:41A conhecida Casa Verde, localizada na rua Sebastião de Oliveira Queiroz, 345, no Jardim Fepasa, ganhou, nesta quinta-feira (4), a sua biblioteca, planejada pelos moradores do bairro e construída a partir da união de todos os setores da sociedade. A articulação dos parceiros foi feita pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). A abertura teve contação de história ‘O Caso do Namorado’, feita pelo Coletivo Barraco do Baco.
Resultado da união de esforços entre a comunidade local, a Prefeitura, o Sesc Jundiaí e empresas, a biblioteca comunitária do Jardim Fepasa atenderá todas as faixas etárias, com um acervo que recebeu doação de livros do Sesc, Biblioteca Nelson Foot e da empresa Solística, vizinha à comunidade, resultando num conjunto com quase 500 obras, entre gibis, histórias em quadrinhos e livros de Literatura Infantojuvenil, Brasileira e Internacional.
Além disso, o Colégio Divino Salvador apoiou o projeto da comunidade do Jardim Fepasa, fazendo a doação de tintas e sprays para a pintura de ambientação da área externa da biblioteca. A pintura foi coordenada pelos integrantes do bairro, engajados em transformar o espaço para o uso comum, de incentivo à leitura.
Mayara Cristina Oliveira, de 30 anos, mora no bairro há oito e esteve na abertura com a enteada Lorena Vitória, de sete anos. “Estamos muito felizes em ter esse espaço, que agrega tanto para nós. Com as atividades que acontecerão aqui, as crianças ficarão menos nas ruas e vão focar mais no conhecimento”, comenta.
O idealizador do espaço e morador do bairro, Michel Teza, não escondeu a satisfação pela inauguração do local. “Resgatamos um espaço que ficou parado na pandemia e teve parte do acervo perdido. A comunidade ajudou a construir tudo isso e agora temos um lugar para realizar mais atividades, como oficinas de teatro, música e leitura. Com mais acesso à cultura, mais as crianças poderão se desenvolver”, afirma Michel, que lembrou da participação das moradoras Bruna e Naely no desenvolvimento do projeto.
“A atuação na comunidade no entorno do Sesc também faz parte da nossa missão. Em parceria com a Prefeitura, empresas e a comunidade, temos a alegria de inaugurar esse espaço. A biblioteca é um mundo mágico para as crianças. Que elas possam aprender, compartilhar experiências e cuidar do espaço”, avalia o gerente do Sesc Jundiaí, Wagner Castro.
Projeto
A junção dos esforços entre os segmentos resultou na construção coletiva do ambiente, que atende aos anseios da população, para o desenvolvimento das infâncias e de todas as idades. Para a adequação do espaço, foram feitas oficinas para a montagem dos móveis coordenadas pelo Sesc. Os moradores do bairro tiveram noções de marcenaria, numa atividade que pode alavancar futura nova fonte de renda para os participantes. Ao todo, foram construídas 4 estantes pequenas; 4 estantes adulto; 15 cubos/nichos e 2 sapateiras.
O acervo, cuidadosamente elaborado, foi levantado a partir de uma mediação e coordenação da equipe de programação do Sesc, em dezembro de 2023. O momento foi de escuta da comunidade, diagnóstico de interesses e comportamento leitor. A partir daí, o olhar curatorial da Unidade de Gestão de Cultura e do Sesc, por meio de suas bibliotecárias, entrou em ação para desenhar uma lista que busca contemplar eixos temáticos como diversidade (autores negros, indígenas e não europeus), formatos diferenciados, literatura periférica, livros de vestibular, poesia, contos, romances, e uma atenção especial para o acervo infantil. Dentre os títulos que compõe a biblioteca, alguns foram doados pelo Sesc e outros disponibilizados pela Cultura.
“A Biblioteca é mais uma ação idealizada pelos moradores do bairro e viabilizada dentro do contexto do projeto ‘Fepasa Viva’ graças à união entre todos os participantes. O espaço foi renovado, recebeu mobiliário produzido em oficina que serviu de capacitação para os moradores, e atividades com a comunidade. É mais um resultado positivo da união dos esforços”, comentou o gestor de Governo e Finanças, Jones Henrique Martins.
“A Unidade de Gestão de Cultura é a responsável pela Biblioteca Municipal e está envolvida nesse projeto para passar uma formação para a comunidade de como cuidar desse espaço, desenvolver ações, fomentar a leitura e estar presente aqui. O objetivo é que eles se sintam pertencentes a esse novo equipamento que trará muitos benefícios às pessoas”, explica o diretor do Departamento de Cultura, João Carlos de Luca.
A organização e gerenciamento do espaço será de responsabilidade dos moradores do bairro. Além de moradores do bairro e técnicos das unidades envolvidas, a diretora de Parcerias Estratégicas, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Daniele Ruiz, também participou do evento.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
14/11/2024
Agenda cultural tem programação gratuita para as crianças
-
04/07/2024
Comitiva de Osasco conhece o Observatório Jundiaí
-
03/07/2024
Jundiaí participa de reunião do Conselho da Mercocidades
-
03/07/2024
Jundiaí renova certificação ABNT nível bronze
Baixe as fotos desta notícia na resolução original