Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
Publicada em 17/12/2024 às 17:50Jundiaí recebeu o prêmio APS Forte (Atenção Primária Forte), concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), nesta terça-feira (17), na sede do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS).
Além do gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, participaram a gestora adjunta da UGPS, Dayane Martins, e o gerente da Clínica da Família Hortolândia, Leonard Sardinha Cabral. O evento foi conduzido pelo presidente do COSEMS, Geraldo Reple Sobrinho, e o prêmio entregue pelo Oficial Especialista da Coordenação de Sistema de Serviço de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Fernando Leles.
“Este prêmio é mais um reconhecimento da qualidade da saúde e da diferença que o modelo implantado em Jundiaí, com a Clínica da Família, entrega para as pessoas. Os investimentos realizados ao longo das duas gestões proporcionaram acesso aos serviços, resolutividade na porta de casa e reconhecimento nacional”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
O Município ficou em terceiro lugar com o trabalho desenvolvido pela equipe da Clínica da Família Hortolândia para a redução da fila de espera pela especialidade ortopedia, a partir de trabalho focado no acolhimento dos usuários e na oferta de atividades por equipe multiprofissional para reabilitação e promoção da saúde dos pacientes. Ao todo, 361 experiências foram apresentadas e avaliadas na 19ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, sendo 68 trabalhos premiados — 42 do Estado de São Paulo.
“A OPAS participa há 10 anos da Mostra Brasil, Aqui Tem SUS para identificar experiências exitosas, disseminar boas práticas e valorizar quem construiu essas experiências. Jundiaí enfrentou um desafio importante, o da redução de fila de espera por especialidade, que é um problema da regionalização, com ação feita na Atenção Primária, sem a necessidade de criação de estrutura paralela e com a regulação baseada no diálogo entre os profissionais do serviço. O processo bem desenhado fez a diferença”, elogiou Leles.
O gestor de Promoção da Saúde destacou que essa conquista vem ao encontro dos investimentos realizados desde 2017. “Recebemos essa premiação com grande alegria. Ela mostra que conseguimos colocar a Atenção Primária no assento condutor da política de Jundiaí. Ampliamos de 8% para 48% as equipes de Estratégia da Saúde da Família; implantamos o Acesso Avançado, a telemedicina com 14 especialidades e o eletrocardiograma digital nas Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família; e contratamos mais de 550 profissionais para a oferta do cuidado nos territórios. Essas ações possibilitaram o aumento de 86% na produção”, enfatizou Texera.
O gerente da Clínica da Família também ressaltou o significado do prêmio para a equipe do serviço. “Estamos muito felizes. Integramos o saber de vários profissionais para o atendimento integral do usuário do serviço. Esse cuidado, que conta com a parceria do paciente quando ele adere à proposta, traz resultados positivos para todos.”
Outros prêmios
Por três anos consecutivos (2021–2023), o Município recebeu o Prêmio David Capistrano do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSENS/SP) por experiências exitosas. A cidade também coleciona prêmios “Inova Cidade” concedidos pelo Instituto Smart City Business América. Em 2019, foi premiada com a Clínica da Família, em 2022, com a Teleinterconsulta (2022) e, em 2023, com o Programa Alertas da Primeira Infância.
Em 2019, Jundiaí foi apontada como a cidade com mais de 300 mil habitantes com maior investimento per capita em Saúde, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Foram analisados mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
04/01/2025
Prefeito realiza visitas técnicas e avalia demandas em saúde, esporte e inovação em Jundiaí
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
28/12/2024
Sem dívidas, Saúde de Jundiaí bate investimento recorde de R$ 54 milhões
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
Baixe as fotos desta notícia na resolução original