Setembro Amarelo: Jundiaí realiza capacitação intersetorial para fortalecer redes de prevenção ao suicídio
Publicada em 27/09/2025 às 14:00Com o tema “Prevenção ao suicídio de setembro a setembro: construindo redes intersetoriais para o cuidado”, a Prefeitura de Jundiaí promoveu, nesta semana, uma capacitação voltada a profissionais de diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e segurança pública. O evento, realizado no auditório da Universidade Paulista (UNIP), faz parte das ações da campanha Setembro Amarelo no município e teve como foco o fortalecimento das redes de apoio e cuidado em saúde mental.
A iniciativa foi organizada pelo Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, em conjunto com a Coordenação de Saúde Mental de Jundiaí, e reuniu mais de 300 pessoas.
“Ano a ano, a campanha Setembro Amarelo ganha incidência, direcionando o olhar para a compreensão do fenômeno do suicídio na sua perspectiva mais ampliada. Novamente, chamamos a rede a pensar no que tem adoecido as pessoas e buscar transformações sociais”, destacou o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SMPS), Alexandre Moreno Sandri.

Abertura
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades municipais e representantes da sociedade civil. O secretário adjunto da Secretaria de Promoção da Saúde, Allan Gomes de Lorena, reforçou a importância do trabalho conjunto para enfrentar o sofrimento psíquico e prevenir situações de risco.
“Tratar do suicídio e da automutilação não é uma questão fácil. É fundamental olhar de forma intersetorial e sensível às diferentes vulnerabilidades. Esse evento é uma oportunidade importante para refletirmos sobre como produzir uma vida mais saudável e vivível, a partir da atuação integrada de todas as áreas”, afirmou.
A secretária de Educação, Priscila Costa, complementou, observando a necessidade de o tema sempre estar em debate. “Há muitas crianças, jovens e adultos se autolesionando. Temos que falar das dores, dos problemas, para combatê-los com efetividade. Dentro do Programa Escola da Gente, trabalhamos o cuidado não só com os alunos, ao longo do ano, mas também com os familiares e os profissionais da rede”, pontuou.
Também estiveram presentes no evento o vereador Faouaz Taha, representando a Câmara Municipal; a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Maria Bernadete Carneiro; e o supervisor da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Luciano Mauro.



Programação
Além da apresentação do panorama epidemiológico de Jundiaí e das ações desenvolvidas pelo comitê, ao longo do dia, foi realizada uma série de mesas de debate com especialistas.
Entre os temas discutidos estiveram: “O processo de subjetivação psíquica e o impacto das mídias sociais/uso de telas e do bullying nessa construção”; “Entre telas e laços: subjetivação psíquica e os desafios das relações digitais; Autolesão sem intenção suicida e a expressão do sofrimento psíquico em adolescentes”; e “Papel da intersetorialidade na prevenção do suicídio”.
O encerramento foi marcado por um painel de experiências municipais, com destaque para práticas como a Justiça Restaurativa e o Sarau da UAI.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
26/09/2025
Saúde apresenta produção do segundo quadrimestre em audiência pública
-
26/09/2025
Sábado tem multivacinação no Maxi Shopping
-
25/09/2025
Consultas e exames: avisar em caso de ausência ajuda toda a rede de saúde
-
23/09/2025
Saúde segue mobilizada para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV
Baixe as fotos desta notícia na resolução original