‘Pilote com segurança’: Ação conta com apoio da PM
Publicada em 14/08/2014 às 14:30A campanha “Pilote com segurança, dê preferência à vida”, que faz parte do Programa de Humanização de Trânsito da Secretaria de Transportes, teve continuidade nesta quinta-feira (14) pela manhã, com uma blitz educativa em parceria com a Polícia Militar. A ação foi realizada na avenida Antônio Frederico Ozanam.
Iniciada na segunda (11), a campanha fará diversas ações educativas voltadas principalmente para os motociclistas, com objetivo de chamar a atenção para a importância de adotar uma postura segura no trânsito. Além de blitze, a campanha prevê ações em empresas, faculdades, parques e outros eventos.
LEIA TAMBÉM
Festa no Centro celebra o Dia da Padroeira
Faixa da avenida Ozanam será interditada no domingo (17)
A ação desta quinta contou com agentes de trânsito, grupo teatral e funcionários da Divisão de Educação de Trânsito e teve apoio da Polícia Militar.
“Nossa intenção é despertar a importância de tornar as ruas menos perigosas, respeitando os limites de velocidade e contribuindo para reduzir os acidentes de trânsito”, destaca a diretora de Trânsito, Regina Romão, lembrando que no ano passado foram realizadas diversas campanhas e ações nesse sentido.
A diretora alerta que o índice de acidentes e mortes envolvendo motociclistas é muito alto. Em 2013, das 41 mortes registradas na cidade consequências de acidentes de trânsito, 25 envolviam motocicletas. De acordo com Regina, a campanha voltada aos motociclistas foi definida diante dos dados estatísticos alarmantes. “Temos de orientar quanto ao comportamento seguro dentro do sistema viário e chamar a atenção para a questão do respeito à legislação de trânsito e respeito à vida.”
Apoio
Para a responsável pela Divisão de Educação de Trânsito, Juliana Maia, a presença da PM é essencial. “Nós não temos o poder de parar os motociclistas. Então, a PM para, verifica seus documentos e passa para nós, que fazemos a parte educativa e orientamos para um trânsito seguro.”
“É uma ótima iniciativa educar para um trânsito mais seguro. Infelizmente, o número de acidentes com motociclistas é enorme”, destacou o sargento Isaías, do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI).
Como parte educativa, a Divisão de Educação de Trânsito entregou panfletos com recomendações simples para os motociclistas, como sempre usar capacete com refletivo e viseira abaixada, usar antena aparadora de linha e protetor para pernas, ligar o farol, inclusive durante o dia, manter distância segura dos veículos à frente e nas laterais, nunca ultrapassar pela direita e não transportar crianças menores de 7 anos.
O motociclista Edson Carlos foi abordado durante a blitz e disse aprovar a iniciativa. “Acho isso muito bom, pois infelizmente muitos motoristas são irresponsáveis. Como eu trabalho pilotando, vejo muita coisa errada e ações de conscientização são de extrema importância.”
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
01/08/2022
Diretão chega para agilizar a vida dos usuários de transporte público
-
26/07/2022
Jundiaí sedia Fórum Paulista de Mobilidade Urbana
-
15/07/2022
Prefeitura e PM assinam convênio para aumentar a segurança no trânsito
-
10/06/2022
Em reunião da Região Metropolitana de Jundiaí, gestores alinham propostas de trânsito e transporte
Baixe as fotos desta notícia na resolução original