SERVIÇO SOCIAL

  • O que é?

É um setor de atendimento destinado aos servidores para orientação e encaminhamentos, conforme a problemática apresentada. Também desenvolve programas e atividades voltados à saúde, qualidade de vida e comunicação interna através do canal Gestão de Pessoas Informa.

  • Quais os programas e atividades desenvolvidos?

– Dependência Química: Programa de acompanhamento individual e/ou grupal, por período de 6 (seis) e 12 (doze) meses, que inclui as orientações sobre a doença e a motivação para o tratamento, podendo ser encaminhado a tratamento especializado pelo SUS e outros recursos comunitários.

O encaminhamento ao Programa se dá por meio de comunicação da chefia, pela perícia médica do trabalho ou, ainda, de forma espontânea pelo interessado.

– Pré-aposentadoria (PPA): Programa para servidores que estão a 3 (três) anos da aposentadoria. A procura é espontânea, mediante inscrição na Divisão. Ocorre uma vez a cada semestre com a duração de aproximadamente três meses, no qual são trabalhados temas que envolvem esta nova fase (saúde, envelhecimento, finanças pessoais, aspectos legais da aposentadoria, nutrição, aspectos psicológicos, projeto de vida).

– Qualidade de vida (Integração do Eu): Programa composto de:

  • Ioga: São ministradas no salão multiuso do Paço Municipal. A procura é espontânea e os interessados devem fazer inscrição no Serviço Social e aguardar a chamada.
  • Dança circular: São ministradas no salão multiuso do Paço Municipal. A procura é espontânea e os interessados devem fazer inscrição no Serviço Social.
  • Curtas de Lazer: Espaço oferecido no Paço Municipal para ser utilizado no intervalo de almoço, para um momento de lazer, onde são disponibilizamos jogos de mesa, uma mini biblioteca com um ambiente de leitura e um redário ao lado externo do Salão Multiuso. Os dias e horários são divulgados por E-mail.
  • Curtas de Cinema: Momento em que o servidor desfruta de uma curta metragem durante o seu intervalo de almoço. Ocorrem uma vez por semana em locais e horários divulgados, independente de inscrição.
  • Culinária e Nutrição: Parceria entre a Prefeitura e SESI para os cursos dos programas Alimente-se Bem e Sabor na Medida Certa. A procura é espontânea e os interessados devem fazer inscrição no Serviço Social, conforme cronograma divulgado.

– Viver: Programa que aborda temas que valorizam a vida, em parceria com o CVV Jundiaí – Centro de Valorização da Vida. Atualmente oferece capacitação por meio de roda de conversa com o tema Caminhos de Valorização da Vida. A procura é espontânea ou por indicação do local de trabalho e os interessados devem fazer a inscrição no Serviço Social.

– Educação e Planejamento Financeiro: Programa que auxilia na melhoria do controle das finanças pessoais. Atualmente existe um semanário “Aprendendo a cuidar do seu dinheiro”, que traz artigos com ensinamentos sobre finanças pessoais.

– Servidor consciente: Programa que visa à conscientização sobre consumo, reciclagem e cuidados com o meio ambiente, composto de:

  • Divulgação por meio eletrônico de folders incentivando a diminuição do consumo de copos e papel no local de trabalho.
  • Feira do Desapego e Troca, que tem por objetivo diminuir o acúmulo de itens, trocando por outros que sejam de melhor utilidade pessoal, conforme cronograma divulgado.
  • Oficina de Ervas Medicinais, que ocorre em parceria com o Jardim Botânico de Jundiaí, uma vez ao ano.

– Mulheres de Valor: Programa para comemorar o Dia Internacional da Mulher – servidora, com ações de valorização da mulher.

– Dia do Servidor Municipal: Programa para comemorar o Dia do Servidor, com ações culturais e de qualidade de vida.

– Comunicação Interna: Programa que visa a facilitar a comunicação interna com os servidores por meio eletrônico (Gestão de Pessoas Informa), composto de:

  • Informativos relacionados à vida funcional do servidor e de utilidade pública.
  • Gotas de Bem Estar, que visa a motivar os servidores para começar a semana, por meio de frases otimistas.
  • Língua Afiada, que visa a melhorar a comunicação escrita, com “dicas” de gramática.

Contato: Divisão de Serviço Social – 4589-8750


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/administracao-e-gestao-de-pessoas/gestao-de-pessoas-orienta/divisao-de-servico-social/