SERVIÇO SOCIAL

  • O que é?

É um setor de atendimento destinado aos servidores para orientação e encaminhamentos, conforme a problemática apresentada. Também desenvolve programas e atividades voltados à saúde, qualidade de vida e comunicação interna através do canal Gestão de Pessoas Informa.

  • Quais os programas e atividades desenvolvidos?

– Dependência Química: Programa de acompanhamento individual e/ou grupal, por período de 6 (seis) e 12 (doze) meses, que inclui as orientações sobre a doença e a motivação para o tratamento, podendo ser encaminhado a tratamento especializado pelo SUS e outros recursos comunitários. O encaminhamento ao Programa se dá por meio de comunicação da chefia, pela perícia médica do trabalho ou, ainda, de forma espontânea pelo interessado.

– Programa Viver – Em parceria com CVV: prevenção ao suicídio e ferramentas de para saúde emocional. Capacitações todas às quintas-feiras das 8h30 às 11h30. A procura é espontânea ou por indicação do local de trabalho e os interessados devem fazer a inscrição no Serviço Social.

– Pré-aposentadoria (PPA): Programa para servidores que estão a 3 (três) anos da aposentadoria. A procura é espontânea, mediante inscrição. Tem duração de aproximadamente três meses e são disponibilizadas duas turmas por ano. São trabalhados temas que envolvem esta nova fase (saúde, envelhecimento, finanças pessoais, aspectos legais da aposentadoria, nutrição, aspectos psicológicos, projeto de vida).

– Qualidade de vida (Integração do Eu). O Programa é composto de:

  1. Yoga – São ministradas no salão multiuso do Paço Municipal. A procura é espontânea e os interessados devem fazer inscrição no Serviço Social e aguardar a chamada.
  2. Treinamento Funcional – Acontece toda segunda-feira às 17h10.
  3. Pintura em tela – Toda quarta-feira às 18h00 em parceria com o FUNSS.
  4. Ginástica Laboral – Acontece no Paço Municipal e para unidades externas via e-mail corporativo (Gestão de Pessoas Informa).
  5. Curtas de lazer – Espaço oferecido no Paço Municipal para ser utilizado no intervalo de almoço para um momento de lazer, onde são disponibilizados jogos de mesa, minibiblioteca com ambiente de leitura e um redário ao lado externo do Salão Multiuso. Os dias e horários são divulgados por e-mail.

– Mulheres de Valor: Realizado anualmente para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com ações de valorização da mulher na sociedade e no trabalho.

– Programa de Acolhimento ao Servidor – (em fase de estudo). É destinado aos servidores ingressantes na Prefeitura e tem como objetivo acolher, orientar e informar os servidores, promovendo um canal de comunicação entre os servidores e a estrutura organizacional de forma a contribuir para seu desenvolvimento.

– Programa Servidor Solidário – Sensibilizar os servidores para campanhas de doações, bem como ações voluntárias junto às instituições no município. Atualmente com a campanha de arrecadação de tampinhas plásticas. Outra ação deste programa é a Caravana Solidária – campanha para doação de Sangue  junto ao COLSAN.

– Programa Servidor Consciente – Despertar a consciência dos servidores para as questões ambientais, incentivando-os a realizarem mudanças no padrão de consumo.

Ações: Quinzenário eletrônico pelo email institucional com dicas, e informações, Feira do Desapego e outras ações de meio ambiente.

– Semana do Servidor com mais Qualidade de vida (Comemoração ao dia do Servidor Público) – Acontece anualmente no mês de outubro com atividades voltadas ao autocuidado.

– Informativos pelo email institucional (Gestão de Pessoas Informa):

  1. “Aprendendo a cuidar do seu dinheiro” – Enviado semanalmente com objetivo de contribuir para melhoria do orçamento familiar.
  2. Gestão de Pessoas Informa – Envio de avisos de falecimento, doação de sangue e divulgação de eventos para servidores, com objetivo de facilitar a comunicação interna da Gestão de Pessoas com os servidores por meio eletrônico.
  3. “Língua Afiada” – Semanário com objetivo de melhorar a comunicação escrita dos servidores.
  4. “Gotas de Bem-Estar” – Semanário com objetivo de motivar os servidores a iniciar a semana com positividade através de frases otimistas.
  5. “Minuto Saúde” – Semanário eletrônico com objetivo de sensibilizar e informar os servidores sobre saúde e doenças crônicas e atitudes para melhorar a saúde.
  6. “Informação ao servidor” – Posts eletrônicos com objetivo de informar o servidor sobre prevenção e cuidado do novo coronavírus.

– Plantão Social: acontece diariamente o atendimento ao servidor em suas diferentes demandas. O atendimento deve acontecer com agendamento prévio pelos telefones.

Contato: Divisão de Serviço Social – 4589-8750/8734


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/administracao-e-gestao-de-pessoas/gestao-de-pessoas-orienta/divisao-de-servico-social/