Futuros aposentados se preparam para nova fase

Publicada em 16/04/2013 às 15:13

O terceiro da série de 11 encontros do Programa de Pré-Aposentadoria, destinado aos servidores municipais, teve nesta terça-feira (16) uma verdadeira aula de economia doméstica. O módulo contou com a participação do educador financeiro Luís Carlos Vieira, do Instituto D’sop, especializado em consultoria na área financeira, o mesmo que coordena os cursos de Educação Financeira que a Secretaria de Recursos Humanos dispõe aos servidores.

Leia mais
Uma carreira dedicada à Saúde da cidade

Devolva a lista telefônica antiga e ajude o Fundo Social

Durante a palestra, muitas dúvidas são sanadas

Durante a palestra, muitas dúvidas são sanadas

Para aqueles que estão em vias de se aposentar, o foco é outro. Luís Carlos explica em sua aula que as pessoas precisam se preparar para o novo modo de vida, que pode até passar longe do trabalho, mas não de um bom planejamento financeiro. “Não importa quanto você ganha, mas como você vai usar o seu salário”, comenta ele. A questão que deve ser trabalhada, acrescenta, é o comportamento, pois este, sim, pode ser um inimigo da boa saúde financeira.

O educador ainda explica que as diferenças entre comprar coisas por necessidade ou por se deixar levar pelo assédio da facilidade de crédito. “Eu compro por que eu quero ou por que eu necessito?” Essa é a pergunta que cada um deve se fazer antes de entrar em uma nova dívida.

Deise, Albertina e Sueli: uma nova visão depois do curso

Deise, Albertina e Sueli: uma nova visão depois do curso

Com o curso, muitos do grupo descobrem que já passaram por situações semelhantes. O educador chega a brincar: “Conheço alguém que trocou de carro sem poder pagar, sem precisar fazer a troca e para impressionar alguém que ele nem conhece.” Planejamento é fundamental e, se isso resultar na sobra de algum dinheiro para poupar, melhor ainda.

Programação
Para as servidoras Denise Sueli Sebrian, Maria Albertina Luchini e Sueli de Fátima Momesso, que participaram juntas da aula, foi uma grande oportunidade para entender como funcionam as finanças e seus bons resultados quando planejadas.

“Acredito que a palavra correta é programação, pois com isso posso fazer meu dinheiro render mais”, comenta Sueli. Maria Albertina concorda e revela que sentiu-se muito bem quando descobriu que teve uma atitude correta dias atrás, ao deixar de comprar um bem por impulso. “Eu fiquei um tempo pensando e decidi sair da loja sem levar nada, pois não estava precisando”, confessa. Deise é mais enfática: “Não precisamos deixar de viver para poupar, mas podemos definir prioridades e ter mais conforto financeiro”, diz.

O Programa de Pré-Aposentadoria visa orientar servidores que estão a pelo menos três anos de conquistar o benefício. Cada edição conta com 11 módulos, com temas diferentes e o de educação financeira é um deles. Aliás, um dos mais comentados ao final do programa.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/16/futuros-aposentados-se-preparam-para-o-futuro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original