Programa Pré Aposentadoria encerra mais uma edição

Publicada em 20/06/2013 às 14:46

Quem disse que a aposentadoria é o fim da linha para o trabalhador? Para os 32 servidores da Prefeitura de Jundiaí que participaram do Programa Pré Aposentadoria, encerrado nesta quinta-feira (20), as expectativas são bem diferentes. Após os 11 encontros realizados desde o mês de abril, uma coisa é certa: há muita coisa ainda a ser feita nesta nova fase da vida.

Mais
Cultura apresenta Festival de Férias, no Polytheama

Primeira turma do ano encerrou o programa nesta quinta-feira (20)

Primeira turma do ano encerrou o programa nesta quinta-feira (20)

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos, tem essa finalidade: mostrar ao servidor que a administração pública reconhece a contribuição que ele deu com o trabalho, durante tantos anos, e ajudá-lo a descobrir outros horizontes a partir da merecida aposentadoria.

A chefe da Divisão de Serviço Social e Benefícios da SMRH, Sivone Caetano Villela, explica que essa foi a primeira turma deste ano e, para a próxima, cujos encontros se iniciam em agosto, já há 24 inscritos previamente. Segundo ela, pela avaliação das últimas edições, percebe-se que o programa está cumprindo a finalidade e também despertando o interesse de todos os servidores. “Tanto é que três funcionários que já haviam se aposentado pediram para participar, pois não puderam fazê-lo antes”, conta Sivone.

Durante os encontros, especialistas em diversas áreas dão orientações sobre como aproveitar melhor as oportunidades que a aposentadoria traz. Mais do que sugerir, o programa oferece subsídios para que o servidor aposentado possa planejar as próximas ações, seja na área do empreendedorismo, social ou cultural. “Tem quem prefira viajar, passear e recuperar o tempo com coisas que não pôde fazer antes. Outros optam por se capacitar para tentar uma nova atividade econômica”, comenta Sivone.

“Trabalhar é servir”
A frase é da secretária de Recursos Humanos, Mary Fornari Marinho, que participou da solenidade de encerramento do programa em um dia absolutamente especial para ela. “Que bom poder compartilhar com os servidores a minha aposentadoria pelo Estado, que acaba de ser publicada no Diário Oficial”, disse ela, emocionada. Mary, mais do que ninguém, estava ali para comprovar que a aposentadoria “não prende ninguém”.

A secretária Mary dedicou 34 anos da vida ao Estado, primeiro como professora e, depois, passando por diversos setores dentro da Educação, como diretora de escola, supervisora de ensino, dentre outras funções. Sempre por meio de concurso público, como ressaltou. E, agora, colaborando com o governo municipal, à frente da Secretaria de Recursos Humanos, ela diz reconhecer-se capacitada e, o que é tão importante também, disposta a continuar trabalhando. Ou, como prefere dizer: servindo.

A secretária Mary Marinho deu um depoimento emocionante

A secretária Mary Marinho deu um depoimento emocionante

Sobre o Programa de Pré Aposentadoria, ela diz que a ação tem uma importância muito grande para o servidor, por tratar de forma tão eficaz a questão da valorização do trabalhador, que não deve encarar a aposentadoria como fim da linha.

“É a época de construir novos projetos de vida, passar para outras fases, que podem ser tão prazerosas quanto os anos dedicados ao trabalho”, disse. A diferença, acrescentou ela, é que sempre fica o sentimento de missão cumprida. “E nesse ponto temos que agradecer a Deus por nos dar saúde para tudo isso”, finalizou.

Para os servidores que desejarem participar da próxima edição do programa, que começa em agosto, as inscrições já estão abertas. E pelo menos 24 já procuraram a Divisão de Serviço Social e Benefícios. Sivone informa que as turmas são compostas por até pouco mais de 30 pessoas, para que o aproveitamento e o rendimento dos encontros sejam satisfatórios.


Por Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/20/programa-pre-aposentadoria-encerra-mais-uma-edicao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original