Arte toma conta das cabeças em Jundiaí

Publicada em 09/06/2014 às 15:32

Misturando música, arte, cultura e cabelos, a quinta edição do “Trançando Arte Brasil”, pela segunda vez realizado em Jundiaí, atraiu mais de 7 mil pessoas ao Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, durante todo o domingo (8).

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS

Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial (Cepppir), o evento deu visibilidade ao trabalho de mais de 200 trançadeiras vindas do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Mais de 200 trançadeiras se reuniram no "Trançando Arte"

Mais de 200 trançadeiras se reuniram no “Trançando Arte”

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, que representou o prefeito Pedro Bigardi, destacou que o evento fortalece as políticas públicas, que é o principal objetivo das coordenadorias. “As próximas edições podem contar com o apoio da Prefeitura”, afirmou. Também marcaram presença a secretária de Recursos Humanos, Mary Marinho, o coordenador de Apoio aos Conselhos Municipais, Eginaldo Honório, e o diretor-presidente da Escola de Governo, Marcelo Lo Mônaco.

LEIA TAMBÉM
Informação e música agitam ‘Trançando Arte’

Para o coordenador da Igualdade Racial de Jundiaí, Vanderlei Victorino, o evento traz à tona a questão das políticas públicas. “Nós não fazemos apenas um evento, mas sim políticas públicas. Levar este encontro para o Parque da Uva mostra que o governo assumiu essa política na cidade”, disse.

Além da manifestação de arte das trançadeiras, a cultura afrodescendente se destacou por todo evento: no palco com as bandas e grupos de dança, nas peças artesanais e na praça de alimentação, com pratos típicos africanos.

Idealização
Para os idealizadores do evento e donos do salão afro Função Black, Juliana e João Braga, o fato de o “Trançando Arte” ter chegado em sua quinta edição é um sonho realizado. “Em 2008 tivemos a ideia de fazer uma reunião com trançadeiras e as primeiras edições, em Várzea Paulista, reuniram umas 15 pessoas. Foi então que conversei com o BA (Vanderlei Victorino) e em 2013 fizemos a primeira edição em Jundiaí. Já foi um sucesso e esse ano superou as expectativas”, contou o casal.

A Boutique de Krioula, marca criada há dois anos por Michele Souza Alves, visa valorizar a cultura afro-brasileira por meio de turbantes e acessórios. “É muito gratificante divulgar nossa marca em um evento que valoriza nossa cultura. Mulheres, jovens e crianças juntos compartilhando da mesma ideia”, disse Michele.

Organizadores do evento, Nathan Santos e Adalton Barros Júnior trançam o cabelo há mais de 10 anos e são fãs da arte. “A trança faz parte de nossas vidas e cultura, não pretendemos deixar de usar”, comentou Júnior. “Pelo fato de morarmos em uma cidade culturalmente italiana e estarmos no Parque da Uva é uma honra disseminar a cultura afro”, completou Nathan.

Música
Para fechar o evento, uma das mais prestigiadas cantoras baianas, Margareth Menezes, apresentou no encontro o projeto especial “Margareth Menezes para Gil & Caetano”, que rodou o País. O espetáculo foi lançando em 2012 e uniu as comemorações de 25 anos de carreira da cantora e os 70 anos de vida de Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Margareth Menezes fecha encontro com chave de ouro

Margareth Menezes fecha encontro com chave de ouro

Para Margareth Menezes foi uma honra participar deste encontro voltado às trançadeiras. “Um evento desta relevância dissemina nossa cultura. Estou feliz em poder participar”, disse.

Desfile
Muita criatividade e estilo foram apresentados por adultos e crianças no desfile das tranças. Ao som do samba rock da banda Mika Soul, relembrando sucessos de Jorge Ben Jor, Bebeto e Djavan, empolgou o público e deu ginga ao desfile.

Luiza Ronchi
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/09/arte-toma-conta-das-cabecas-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original