Prefeitura anuncia inauguração do túnel da Ponte

Publicada em 15/10/2014 às 15:24

Na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito Pedro Bigardi anunciou a entrega oficial da passagem inferior que liga a Ponte São João à avenida União dos Ferroviários, que será realizada no sábado (25), às 10 horas. O início da circulação de automóveis será na virada de sábado para domingo (26), a partir da meia-noite.

De acordo com o prefeito, a obra facilitará a ligação da região leste com outras áreas da cidade. “Essa obra vai oferecer mais uma importante opção para os moradores da Ponte São João, Colônia, Caxambu e os demais bairros da região, bem como para os que chegam de outras cidades, como Várzea Paulista e Campo Limpo. Trata-se de uma obra complexa, que exigiu uma das maiores intervenções viárias de nossa cidade”.

LEIA TAMBÉM
Túnel: Agentes de trânsito são capacitados
Asfalto e drenagem chegam à região do Corrupira
Travessa Jussara recebe drenagem e pavimentação

Prefeito anuncia entrega do túnel da Ponte São João

Prefeito anuncia entrega do túnel da Ponte São João

“Sem contar que é uma antiga reivindicação dos moradores da região, que sempre reclamaram do fluxo de veículos no viaduto da Ponte São João. Esperamos oferecer uma melhor qualidade no trânsito para quem precisa fazer esse percurso”, completa o prefeito.

O túnel conta com uma alça quem vem da região da Vila Arens, pela Ferroviários, para a avenida Antônio Frederico Ozanam; outra alça para quem vem sentido Hortolândia-Ozanam; e uma terceira que faz a ligação Ozanam-Ferroviários.

Ainda de acordo com Bigardi, essa primeira fase é de adaptação dos motoristas. “Toda mudança exige tempo e orientação. Agentes de trânsito serão capacitados e ficarão todo tempo no local para orientar os munícipes”.

Trânsito
A Secretaria de Transportes finalizou sinalização horizontal, a instalação de semáforos e colocação de placas. Assim que a obra for inaugurada, a equipe de engenharia da pasta iniciará um estudo para avaliar o fluxo de veículos e a adaptação dos motoristas ao túnel. Esse período de observação dura de 4 a 6 meses e é importante para que ajustes sejam realizados.

Além disso, agentes de trânsito serão capacitados para realizar toda a orientação necessária nos locais com trânsito alterado. Entre a sinalização foram implantadas 348 placas e 2,9 mil m² de sinalização horizontal.

De acordo com o Secretário de Transportes, Wilson Folgozi, a obra possibilita muitas vantagens aos motoristas. “Os principais benefícios são: a nova ligação que a cidade ganha sentido centro-Ponte São João; a melhor distribuição do fluxo de veículos no eixo da avenida São João, viaduto São João e avenida Torres Neves; e o aumento da capacidade viária da avenida São João e avenida Torres Neves”.

Além dessas vantagens, a passagem tem como objetivo eliminar maiores pontos de trânsito na cidade. Dessa forma, será liberada da conversação à esquerda na Antônio Frederico Ozanam, na altura da ponte sobre o Rio Jundiaí, sentido Várzea Paulista e liberada a conversão à esquerda da rua Dr. Torres Neves para a rua Prudente de Moraes.

Para equilibrar o sistema viário da região, algumas alterações no trânsito serão necessárias:
– Conversão liberada à esquerda da avenida São João (ponte sobre o rio Jundiaí) para a avenida Antônio Frederico Ozanam, sentido Várzea Paulista;
– Na Vila de Vito, a avenida São João (lateral do viaduto) terá sentido único de circulação, da avenida Antônio Frederico Ozanam para a rua Antônio Prado Junior;
– A rua Antônio Prado Junior passará ter sentido único de circulação da avenida São João para a rua Venuto Romancini;
– A rua Armando Carvalho Fernandes Junior terá sentido único de circulação da rua Antônio Prado Junior para a avenida Antônio Frederico Ozanam.

Passagem possibilita maior distribuição do fluxo de veículos

Passagem possibilita maior distribuição do fluxo de veículos

Linhas
Para melhor atender os munícipes, as linhas do transporte público serão reorganizadas e ampliadas. As linhas 512, 513, 514 e 917 farão o contorno de quadra para acessar o túnel. O local de embarque será feito mais próximo ao Terminal Central (próximo ao Bom Prato).

A obra
De acordo com o secretário de Obras, Alan Piccolo, a obra estava orçada em R$ 46 milhões pela antiga administração. Porém, o atual governo Pedro Bigardi usou R$ 42 milhões para concluí-la e o restante retorna aos cofres públicos para outros investimentos. Ele destaca ainda que a Prefeitura pretende realizar reforma e pintura no Viaduto São João Batista, porém, o serviço só será possível com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o local é tombado.

O túnel, que tem 110 metros e uma área pavimentada de 16 mil m², já recebeu iluminação em LED e passa pelo trabalho de instalações elétrica e hidráulica. Além disso, a drenagem já foi preparada para receber grande volume de chuvas. São quatro bombas, em um reservatório com capacidade para 300 mil metros cúbicos para a água, que será bombeada para o Rio Jundiaí.

Na parte superior da passagem, onde há gramado, será feita uma área de convivência para a população. Além disso, toda a calçada do lado externo está sendo preparada com acessibilidade. O túnel também conta com área para passagem de pedestres.

Luiza Ronchi
Fotos: Alessandro Rosman e Cleber de Almeida

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/15/prefeitura-anuncia-inauguracao-do-tunel-da-ponte-sao-joao/