Trabalho da Secretaria de Serviços Públicos será destaque em Curitiba

Publicada em 12/12/2014 às 10:13

O sistema de coleta de resíduos da construção civil realizada em Jundiaí pela Secretaria de Serviços Públicos será destaque no seminário ‘Sustentabilidade Empresarial – Logística Reversa na Construção Civil’, que será realizado nesta segunda-feira (15), em Curtiba (PR).

O secretário Aguinaldo Leite vai apresentar o trabalho de monitoramento em tempo real, feito a partir de um sistema informativo. Desde o ano passado, a coleta deste tipo de resíduo tem a trajetória rastreada na cidade, com objetivo de diminuir o despejo clandestino.

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega 28ª área de lazer e esportes
Prefeitura em Ação começa na região do Tamoio
Geresol recebe nova esteira para separação de resíduos

Aguinaldo Leite apresenta trabalho inovador feito na cidade

Aguinaldo Leite apresenta trabalho inovador feito na cidade

“Fomos convidados para apresentar o modelo de gestão que estamos seguindo na coleta de resíduos de material da construção civil. É importante para Jundiaí compartilhar o que estamos fazendo aqui e também ajudar a melhorar o modelo de gestão e contribuir com o debate”, afirma Aguinaldo Leite.

O secretário vai mostrar o trabalho desenvolvido em Jundiaí, que, no início de 2013, tinha 1.270 pontos de descarte irregular e apenas 20 caçambas chegavam ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para descarte.

Com o trabalho desenvolvido pela secretaria, o município tem agora apenas sete pontos de descarte irregular, já em mapeamento para serem “zerados”. Além disso, 350 caçambas descartam o material no Geresol para reciclagem, atualmente.

O material reciclado é utilizado por Jundiaí nas obras da Prefeitura e já gerou uma economia aos cofres públicos. “É um material importante, que vem sendo reutilizado pela gente. Não compramos mais esse produto para obras de calçadas, guias, bancos e pavimento para asfalto, entre outras. Tudo vem do Geresol e isto gera uma economia muito grande para o município”, concluiu.

O trabalho feito em Jundiaí já inspirou a Prefeitura de Belo Horizonte (MG), que utiliza a partir do mês passado o mesmo sistema utilizado na cidade.

Curitiba
O seminário ‘Sustentabilidade Empresarial – Logística Reversa na Construção Civil’ é organizado pela Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-PR).

O objetivo é apresentar boas práticas no gerenciamento de resíduos da construção civil e discutir possíveis soluções para compor o Plano Setorial de Logística Reversa da Construção Civil do Estado do Paraná.

Fabio Frattini Manzini
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/12/trabalho-da-secretaria-de-servicos-publicos-sera-destaque-em-curitiba/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original